MUITO CRESCIMENTO

Mercado de Tecnologia da Informação busca grande número de profissionais

Para quem deseja trabalhar na área, este é o momento certo para se graduar. O mercado oferece muitas possibilidades ainda no período da graduação.

Laís Ernesto

29/06/2021

A tecnologia está presente no seu dia a dia e eu posso provar: observe a sua volta e tente identificar em que a tecnologia está. Você pode até responder em seu smartphone, no notebook, nos aparelhos eletrônicos, no seu Ifood, videogame, Netflix e mas digo mais: todos os produtos ou serviços que você tem contato, precisam da tecnologia em algum processo.


E você sabe quem está por traz de tudo isso? É sobre este profissional, em alta no mercado de trabalho, que vamos falar hoje.

 

Com uma grande demanda, o setor abre, cada dia mais, novas oportunidades de trabalho. Para se ter uma ideia, de acordo com a Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, mais de 50 mil novos empregos na área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) foram abertos no primeiro trimestre de 2021. 


Os números revelam, ainda, que para suprir a necessidade do setor, seria necessária a contratação média de 70 mil profissionais, por ano, até 2024. Ou seja, o país conta hoje, com menos profissionais formados do que a demanda do mercado. O que garante a oportunidade de trabalho. E não só na região de Presidente Prudente, mas essas vagas são para São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e até outros países.


LEIA TAMBÉM!

Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 23 de julho

Alunos da Pós-graduação da Toledo Prudente apresentam projetos de startups


O egresso do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Guilherme Correia Santos, atua na área de agilidade em times de desenvolvimento de software, na empresa de meios de pagamentos Mollie. O profissional conta que o mercado de trabalho está em crescimento e oferece muitas vagas.


“Acho que a oportunidade de fazer estágio desde o começo da faculdade sempre foi um diferencial para viver na prática o que se aprende na sala de aula”, reflete.


De acordo com o coordenador de Experiência Digital da Toledo Prudente, Mario Andreta, esta é uma demanda que está em plena expansão. “Os avanços tecnológicos continuam ditando o ritmo das empresas e dando suporte para o aumento da eficiência, da produtividade e, por consequência, da competitividade. Para tanto, é fundamental contar com os profissionais certos da área de TI para desenvolverem soluções adequadas ao mercado e que garantam o diferencial de uma empresa”, comenta. 


Para quem deseja seguir na carreira de Tecnologia da Informação, aqui vai uma dica valiosa: é hora de investir em sua formação!   


“Pesquise muito para entender os conceitos, as áreas de atuação e, principalmente as novas demandas de mercado. A área de Tecnologia da Informação é ampla e você pode se identificar fortemente com algumas, ou várias, delas!”, completa Andreta. 


A Toledo Prudente conta com cursos na área tecnológica: o de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD e Ciências de Dados EAD. As graduações preparam o estudante para atuar com o que há de mais atual no mercado de trabalho.  


Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles? 


Sistemas de Informação 

Com a duração de quatro anos, o curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente tem um enfoque prático e forma profissionais com conhecimentos nas áreas de tecnologia e gestão. Isso significa que você estará apto para atuar com automação, desenvolvimento de softwares, eficiência de dados e comunicação, além de poder trabalhar com a administração de equipes e projetos. 


Tenho certeza que você vai se amarrar com as atividades práticas e o contato com problemas de empresas reais. 


“O curso de Sistemas de Informação, além de desenvolver um conjunto de habilidades e competências profissionais, abre uma gama de possibilidades de atuação, seja ela na área de desenvolvimento, infraestrutura ou gestão, em praticamente todas as áreas de negócios”, explica o coordenador de Experiência Digital. 


Educação a Distância 

Já para quem tem o perfil para cursar na educação a distância, dois cursos da área são excelentes opções. 


No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD você terá contato com uma metodologia voltada para criar, desenvolver, transformar e administrar sistemas de informações, configurar sistemas, aplicativos e programas de tecnologia de informações para solução de problemas empresariais e pessoais. 


Já a graduação em Ciências de Dados EAD te dará uma visão inteligente do universo de milhares de dados, que são impulsionados pelas ações e interações no meio digital. Você contribuirá com a organização e o uso estratégico desses dados em empresas de diversos seguimentos. 


As faculdades têm a duração de dois anos e meio e contam com os diferenciais da educação a distância da Toledo Prudente. 


Além disso, a instituição conta com o Toledo Carreiras, setor responsável por aumentar a empregabilidade de alunos e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação, presencial e EAD. Você terá contato com as vagas de estágio, trainee e emprego de empresas de Presidente Prudente e região.


Essa é a hora para investir e conquistar as oportunidades na área de TI do mercado de trabalho! Vem com a gente?