SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Alunos da Pós-graduação da Toledo Prudente apresentam projetos de startups

Os projetos substituem o Trabalho de Conclusão de Curso e promovem a inovação e o empreendedorismo.

Laís Ernesto

25/06/2021

Os alunos dos cursos de MBAs da Pós-graduação da Toledo Prudente apresentaram, nesta quinta-feira (24), os projetos de startups para a banca avaliadora. Cinco trabalhos dos cursos de Controladoria e Gestão Financeira, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas apresentam ideias inovadoras para diversos setores da economia.

Os projetos de startups substituem o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso e incentivam que os estudantes tenham iniciativas voltadas à inovação, tecnologia e empreendedorismo, colocando-os alinhados às necessidades do mercado de trabalho. Este projeto existe desde 2019 e já contou com vários projetos, inclusive premiados fora da instituição.

A gestora da Pós-graduação da Toledo Prudente, Daysa Andrade Oliveira, explica que a criação das startups é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam na prática todo o conteúdo aprendido ao longo do curso, inclusive, podendo se tornar uma oportunidade de negócio para os profissionais.

LEIA TAMBÉM!

Programe-se e garanta descontos na rematrícula e mensalidades na Toledo Prudente

“O aluno desenvolve este trabalho no último semestre do curso, então ele reúne todos os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação na pós-graduação para que desenvolva uma startup. O projeto é a criação de um produto ou serviço com a ideia de solucionar um problema, além da oportunidade de melhorar a vida das pessoas que se relacionam com isso. Essa startup pode, de fato, virar um novo negócio para o aluno.

Então é uma experiência fantástica e o momento em que eles conseguem usar todas as técnicas e ferramentas aprendidas”, salienta a gestora.

Camila Seixas Bruchmam, formanda no MBA em Gestão Empresarial, fala que a criação de um projeto como este contribui para a formação efetiva e promove uma visão do mercado de trabalho. “Visto que estamos em um contexto de mundo BANI (acrônimo em inglês de Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, aportuguesado para FANI - Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível), projetar e desenvolver uma startup, com o objetivo de inovar e trazer soluções, é um produto mais compatível em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso convencional”, ressalta.

“Todos os processos de desenvolvimento de uma startup, desde o trabalho em equipe, gerenciamento de pessoas e projetos, organização, sistematização, logística, dentre outras expertises, vêm agregar a minha formação profissional, bem como atuação no mercado”, acrescenta a aluna.

O professor e orientador de alguns trabalhos, Fernando Martinez Húngaro, acredita que esta é uma maneira inovadora de apresentar as necessidades do mercado aos estudantes. “Foi um trabalho intenso dos alunos ao longo do semestre e que agora resulta em trabalhos muito bons, seguindo o padrão que temos observado nos últimos semestres. Para os professores orientadores, é sempre gratificante participar e ver resultados como estes”, comenta.

Os projetos serão submetidos à banca avaliadora, composta pelos professores: Daysa Andrade Oliveira, Alisson Fernando Coelho do Carmo, Fernando Martinez Húngaro, Marcela Corrêa Tinti, Gilson Rodrigo Silvério Polidorio e Cintia Ramos Lopes Evangelista.

Vamos conhecer cada um deles?

Bateria Auditiva Digital

Os alunos Larissa Regina dos Santos Marques, Gian Antônio de Azevedo, Matheus Bogaz Silva e Viviane Pereira Gomes, com a orientação do professor Fernando Martinez Húngaro, desenvolveram a startup que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que dependem de aparelhos auditivos, trazendo praticidade e otimizando o tempo gasto para manter o aparelho e a bateria em dia. A ideia surgiu pela necessidade de uma das fundadoras da startup que possui deficiência auditiva, com apenas 2 anos de idade foi diagnosticada com uma meningite e teve os dois ouvidos afetados pela doença.

Carga Aqui

O Carga Aqui tem o objetivo de otimizar os serviços de entregas de pedidos, cargas e fretes. Os alunos Camila Seixas Bruchmam, Carla Fernanda Teles Oliveira, Edilson Cardoso de Souza, Emily Gouvêa do Nascimento, Wallans Santana Macambira e Ygor Munhoz Silva, orientados pelo professor Fernando Martinez Húngaro, desenvolveram a ideia para conectar motoristas de segmentos a empresas ou pessoas que desejam usar o serviço.

Reparos Já

A startup Reparos Já é uma plataforma que busca facilitar a vida das pessoas, sendo uma alternativa confiável para a contratação de serviços, estabelecendo uma conexão entre aqueles que precisam de manutenção, reparos e reformas rápidas em suas residências ou comércios com profissionais qualificados. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos: Denise Yumi Tatsukawa, Fernanda Alves Pedroza, Fernando Gitahy Zeni, Francislaine Santos Gabaron e Marcelo Cavalli Araújo, com a orientação da professora Fernanda Bagli.

Talent Gold

A Talent Gold é uma startup dos alunos Anselmo Kenji Tardio Matuzaki, Ismeiri Marques Sierra, Luiz Augusto Caradetti, Paulo Sérgio Gibim e Renato Herrero Navarro, também orientados pelo docente Fernando Martinez Húngaro, tem o objetivo de contribuir com o aproveitamento de talentos no país. Uma empresa comercial de prestação de serviço de assessoramento de carreira, recrutamento e seleção de recursos humanos para as empresas.

Vip Pets

A startup dos alunos Ana Paula Guanaes Lima, Áurea Braz Paião Violato, Camille da Silva, Daniel das Neves Cruz, Geisson Silva Santos e Wesley Luis Serra Ferri, com orientação do professor Alisson Fernando Coelho do Carmo, é um aplicativo com serviços especializados e cotações de produtos para cães e gatos. Oferecendo cuidado, comodidade e praticidade para os clientes e seus pets. Por meio do aplicativo, os clientes poupam tempo e escolhem serviços como banho e tosa, assistência veterinária, passeio e outros.