CRIATIVIDADE

Fisioterapia, arte, criatividade e inovação: teoria e prática durante o ensino remoto

Alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente confeccionaram peças anatômicas com objetivo de potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento de hard skills

Laís Ernesto

22/10/2020

Os laboratórios virtuais têm sido fundamentais para o desenvolvimento das atividades práticas durante o ensino remoto. Com o objetivo de potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento de hard skills, os alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente foram desafiados a ultrapassar a perspectiva do laboratório para demonstrar seus conhecimentos a partir da confecção de peças anatômicas que articuladas a conceitos artísticos.


A proposta ocorre na disciplina de Anatomia, e os alunos desenvolveram protótipos de: peças de membros inferiores, pinturas corporais, mapa de nervos cranianos, maquetes do sistema nervoso e identificação por meio de análises de raio-x. Uma relação entre ciência, arte, teoria, prática, criatividade e inovação.


A professora do curso, Alessandra Madia Mantovani, está à frente da iniciativa e conta que as criações têm proporcionado a articulação entre a teoria e a prática. “A ideia não é de substituir o laboratório físico ou virtual, mas sim, complementar o aprendizado de modo que os próprios alunos ‘coloquem a mão na massa’”, explica.


De acordo com a professora, a prática que já estava prevista para as aulas presenciais, foi adequada para que acontecesse qualitativamente durante as aulas remotas. “Propus que fizessem em casa, com os materiais que tivessem disponíveis e eles me surpreenderam, tanto pela qualidade das peças e apresentações realizadas quanto pela criatividade”, completa a docente.


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Tiago Hitoji Wakisaka, aluno do curso, conta como o processo de criação foi fundamental para a aprendizagem durante o ensino remoto. “Achei genial a ideia proposta, a palpação é uma das vias do aprendizado e, com as aulas remotas, realizar esses trabalhos manuais ajudou muito a aprender cada estrutura”, salienta o estudante.  


Um dos pontos levantados pelos alunos foi a integração com a família e amigos na produção dos trabalhos. “O processo de criação desses trabalhos foi interessante demais, tive o auxílio dos meus pais, deixando a experiência ainda mais divertida, sem contar do conhecimento adquirido com as artes”, completa Tiago.  


Outra estudante do curso, Laihara Palma Ribeiro da Silva, também acredita que as atividades propostas contribuem no processo de aprendizado. “Gostei muito e as atividades me ajudaram a estudar. O processo de criação foi super divertido. Eu consegui assimilar, porque a didática da professora é maravilhosa, então a prática fica muito mais fácil de realizar e entender”.