VIAGEM PELA ITÁLIA

Workshop na Toledo Prudente ensina técnicas de preparação de risotos

Curso prático abordará os tipos de arroz para risoto, técnicas de preparação, etapas fundamentais e história da comida.

Laís Ernesto

29/09/2021

O risoto é um prato emblemático e tradicional da culinária italiana. Com a combinação de diversos sabores, a comida conquistou todo o mundo e está presente em encontros familiares, de amigos, de negócios, entre outros.

O seu preparo vai muito além da escolha dos produtos corretos e das combinações. E se você deseja dominar as técnicas, que tal aprender a fazer o prato de forma prática? O curso de Gastronomia e a Educação Continuada da Toledo Prudente realizarão o workshop “Risotos: uma viagem pela Itália”.

O workshop será realizado no dia 15 de outubro, das 18h às 22h, na Cozinha de Marlene e oferecerá certificação emitida pela Toledo Prudente.

Quero participar!

Se você aprecia o prato, esta é uma excelente oportunidade de participar de uma verdadeira experiência pelo mundo do risoto, além de poder degustar a comida preparada pelo Chef Ulisses Dias.

LEIA TAMBÉM!

Inscrições abertas para o Vestibular Presencial da Toledo Prudente

Eu Chef: alunos do curso de Gastronomia reproduzem pratos afetivos para convidados

O curso vai te ensinar a fazer o risoto, com componentes e combinações corretas. Além disso, você poderá aprimorar a elaboração da comida, genuinamente italiana com técnica, ingredientes, processos e história.

O investimento é de R$ 200,00 pode ser pago em até três vezes no cartão de crédito. O interessado em participar, deve se inscrever por meio do link.

Fique ligado!

Conteúdo do Workshop:

- História do Risoto

- Tipos de arroz para risotos

- Técnicas de preparação de risotos

- As “quatro” etapas fundamentais na preparação do risoto perfeito

- Conhecendo a Itália de Norte a sul através dos risotos

O Chef

Ulisses Dias possui graduação em Desenho Industrial e também é formado no curso de Cozinheiro Chef Internacional e Sommelier pelo SENAC-SP. Ulisses possui ainda especialização em negócios de alimentação. Tem experiência na área de Educação, como professor de Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Habilidades Básicas de Cozinha, Cozinhas Clássicas Italiana e Francesa, Cozinha Europeia, Cozinha do Mediterrâneo, Garde Manger e Cozinha Tailandesa. O professor desenvolve, também, trabalhos de consultoria e treinamento em gastronomia.

História do risoto

Você sabia que a palavra risoto, do italiano “risotto” significa “pequeno grão”? O prato surgiu, segundo alguns historiadores, no norte da Itália e sua história é conhecida como “o acidente culinário”. A receita original, como se conhece hoje, foi criada em cerca de XVI, quando Valério di Fiandra, que além de ser conhecido pelas suas obras de artes, se destacava na gastronomia italiana, deixou cair acidentalmente na panela uma quantidade de açafrão. Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risoto alla Milanese (Risoto à milanesa).