COMFORT FOOD

Eu Chef: alunos do curso de Gastronomia reproduzem pratos afetivos para convidados

Projeto tem o objetivo de despertar nos futuros profissionais o desafio de traduzir sensações por meio da comida.

Laís Ernesto

30/06/2021

Quais comidas remetem a sua infância? Quais cheiros lembram a casa da avó? Aquele café com bolo de fubá quentinho? E aquela viagem inesquecível? A comida está sempre presente nos bons momentos. E é com o objetivo de revisitar a memória afetiva de convidados, que os alunos do curso de Gastronomia da Toledo Prudente realizaram o projeto “Eu Chef”. 


Os estudantes, após uma pré-entrevista, fizeram uma releitura de pratos afetivos dos entrevistados. E eles puderam conferir nas noites dessa segunda (28) e terça (29). As apresentações foram regadas, ainda, com bate-papo e decorações. 


O professor, responsável pela atividade, Chef Ulisses Dias, conta que o projeto tem a intensão de trabalhar a Comfort Food. “O desafio do ‘Eu Chef’ é construir uma identidade a princípio não de quem está cozinhando, mas de quem foi convidado. Os entrevistados disseram o que aquela comida diz respeito a sua vida, o que chamamos de comfort food, comida de família, de encontro, aquilo que traz bons pensamentos”, explica.


LEIA TAMBÉM!

Tecnologia dos Alimentos está entre as novas disciplinas da Gastronomia da Toledo Prudente

Vivemos um fato: cozinhar e comer está na moda!


O Chef salienta ainda que o projeto apresenta um outro olhar para os futuros profissionais. “Pensamos primeiramente em levar o aluno a olhar através dos muros e trazer pessoas que pudessem falar, de forma objetiva, o que a gastronomia tem a dizer sobre sua vida. A gastronomia, como expressão de cultura, sempre vai falar ao nosso íntimo, a alma, a essência e a memória olfativa, gustativa e perceptiva”, comenta Dias. 


O aluno, Ayrton Delicoli, diz que a experiência, tanto de entrevistar, quanto de reproduzir um prato favorito do convidado, foi enriquecedora. “Eu fiz a entrevista com a Raquel Trevisi, a função do gastrônomo não é ficar somente na cozinha, temos uma função na sociedade de unir pessoas e criar momentos. E conseguimos criar uma experiência muito bacana com a Raquel, que se lembrou de ocasiões com a família”, ressalta. 


“A nossa função é criar sensações, essa é a força da Gastronomia. Se tivermos isso, quando formos cozinhar profissionalmente, vai nos diferenciar de cozinheiros comuns”, conclui Delicoli.


Para outra aluna do curso, Angela Pires Chaves, participar do Projeto Integrador foi uma experiência que transforma o sonho em realidade. “Para realizar o ‘Eu Chef’ tive a necessidade de buscar tudo que aprendi, até o momento, no curso de Gastronomia. Foi quando percebi a necessidade de cada uma das disciplinas”, comenta.


Angela reflete, ainda, que projetos como este são fundamentais para a formação profissional. “Desenvolvemos tarefas como: produção da lista de insumos, plano de ataque de cada receita, ficha técnica, confeccionamos o cardápio, a apresentação da mesa, o empratamento da comida, a escolha dos talheres, a decoração, enfim, tudo o que o profissional da área precisa saber e muito mais! Além é do desenvolvimento da entrevista, que para mim foi uma experiência única", completa.


Que tal conhecer os convidados do projeto? 


Bruna Melo (FOTO 1)

A Tabeliã em Presidente Prudente, Bruna Melo, tem uma relação afetiva com pratos que remetem à memória da família, entre eles, um amor por pamonhas. “Foi um prazer participar desse projeto, provar os pratos que lembram a minha infância, minhas tias cozinhando, foi muito especial”. 


Isabella Lourenção (FOTO 2)

Carne seca na moranga e bolachinha de nata fizeram parte do prato afetivo da arquiteta e urbanista, Isabella Lourenção. A convidada se emocionou com a lembrança de infância. “Os pratos remeteram a minha infância, minha avó, e eles reproduziram com maestria”. 


Raquel Trevisi (FOTO 3)

A dentista e criadora do projeto Comvida, Raquel Trevisi, aproveitou para reviver momentos com o cardápio de sanduíche de lagarto à escabeche e sorvete crocante, e lembrou dos jantares na casa da mãe. “Foi muito especial porque pude reviver este momento que fez parte da minha infância, foi maravilhoso”. 


Murilo Zara (FOTO 4)

Uma comida do campo com macarrão e frango caipira assado fez parte do cardápio do jornalista Murilo Zara, que se encantou com a semelhança ao prato da família. “Foi uma viagem ao passado, um prato da minha infância, que sempre aos domingos, comíamos na casa da minha avó”. 


Roberto Bertoncini (FOTO 5)

As viagens e passeios cheios de história do professor da Toledo Prudente, Roberto Bertoncini, o Bertô, inspiraram as alunas em pratos com macarrão, frango e pêssego como base. “Cada lembrança da vida tem um significado muito grande: o macarrão ao alho e óleo da mamãe, o pavê da vovó, com o tempero da modernidade e a construção do amanhã.