PRÁTICO
Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal usa estudos de caso como metodologia
Estudantes terão contato com casos como Carandiru, Brumadinho e, do o mais recente, Lázaro Barbosa; especialização recebeu melhorias para o próximo semestre.
Laís Ernesto
09/08/2021
Um dos diferenciais da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Toledo Prudente é a metodologia. O novo curso conta com uma forma de ensinar que une teoria e prática, com a oportunidade de que o aluno seja o protagonista de sua formação.
Um dos coordenadores do curso, Doutor André Estefam Araujo de Lima, conta que o objetivo da metodologia do novo modelo de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal é formar profissionais atualizados e antenados aos assuntos modernos.
“Nós reformulamos a grade curricular, a fim de trazer mais temas atuais. Haverá um módulo dedicado aos fundamentos do Direito Penal Moderno, outro relacionado com o Direito de Punir, mas também traremos Direito Penal Econômico, Direito Penal Informático, entre outros. Trabalharemos uma série de assuntos que estão ‘na ordem do dia’ e que farão com que nossos alunos tenham um diferencial com relação ao conhecimento”, destaca o coordenador.
LEIA TAMBÉM!
Mercado de trabalho jurídico exige profissionais diferenciados
Direito Penal e Processo Penal amplia a carreira de egressos em várias áreas
Estudo de Caso
Um grande atrativo da metodologia da especialização é o estudo de caso. Além de todo conteúdo teórico, os alunos terão contato com casos reais e serão desafiados a aplicar a teoria nos assuntos.
O também coordenador do curso, Doutor Alexandre Rocha de Moraes, explica que a aplicação do estudo de caso fará parte do conteúdo EAD da pós-graduação. “Além das aulas presenciais e online, vamos contar com um conteúdo EAD que vai funcionar como complemento de ensino, o que chamamos de ‘aula invertida’. O aluno terá acesso a esses conteúdos de casos emblemáticos e, com um olhar multidisciplinar, vai entender tudo que está envolvido no caso”, comenta.
“Vamos discutir, por exemplo, o caso Carandiru e tudo o que envolve Direito Penal, Processo Penal e políticas públicas. Pretendemos trabalhar, ainda, o caso Brumadinho, com todas as questões que vão além do meio ambiente: o antes, concomitantes e posteriores às práticas criminosas envolvidas. Ou, ainda, o recente caso Lázaro Barbosa, que virou símbolo de um serial killer. Vamos discutir todo o histórico, a formação, a insuficiência do Estado, as vítimas, entre outros pontos”, explica.
O coordenador fala também que esse material será trabalhado em grupo, reforçando a formação prática. “A ideia é olhar para um crime muito além de um ente jurídico”, salienta.
Mudanças
Além da atualização na metodologia, a pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Toledo Prudente foi reformulada. Algumas mudanças incluem o tempo de formação, que passou a ser de 12 meses, com pagamento em até 15 parcelas. Além disso, a especialização conta agora com aulas presenciais, ao vivo e online e complementadas por conteúdos EAD.
As mudanças seguem as necessidades do mercado e dos novos profissionais da área. O que permite, além dos diferenciais da Toledo Prudente, investir em um corpo docente titulado e de renome do Direito Penal e do Processo Penal.
Serviço: as aulas para a nova turma terão início já em agosto. Para mais informações, entre em contato por meio do WhatsApp (18) 99602-8656 ou ainda pelo e-mail relacionamentopos@toledoprudente.edu.br.