NOVO NORMAL

Internacionalização virtual é oportunidade de alunos e professores ampliarem networking profissional

Acesso remoto, devido à necessidade do isolamento social, possibilitou maior interação entre instituições ao redor do mundo

Mariane Peres

05/04/2021

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas aproveitaram as oportunidades do “novo normal”, como exemplo para participar de projetos de internacionalização virtual. Alunos e professores da Toledo Prudente têm aproveitado o atual momento para se conectarem com instituições e profissionais de todo o mundo, compartilhando conhecimento e experiências.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a busca por aprendizagem em outros países tem crescido no Brasil, no qual cerca de 1,7 milhão de pessoas fizeram matrículas em cursos e capacitações online no período de isolamento social, desde de março de 2020.

Palestras, webinares e lives também têm sido opções para ultrapassar as fronteiras. Para os participantes, além do intercâmbio de conhecimento, ainda é possível fazer novos contatos, ampliando o networking, e proporcionando parcerias profissionais.

Direito Tributário está entre as àreas jurídicas mais promissoras no Brasil
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

O professor de Direito da Toledo Prudente, Caíque Tomaz Leite da Silva, participou de um curso jurídico na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Para ele, devido ao cenário global por conta da pandemia, instituições de ensino em todos os países se adequaram às novas necessidades, permitindo o acesso remoto às suas atividades e interação digital.

“Cada semana era disponibilizada uma aula com um ou dois textos para leitura e estudo de um caso durante a semana. Após isso, havia uma avaliação online, por aula e por módulo de cinco aulas, além uma avaliação final. Também havia chats para interação a qualquer momento, com outros alunos”, explica.

A oportunidade foi muito importante para sua prática profissional. “Foi uma experiência muito positiva, tanto pela oportunidade de acesso a conhecimentos e debates de alto nível, quanto para aprender sobre a metodologia de ensino. Eu conclui o curso no final de dezembro do ano passado”, relata o professor.

Os alunos do Centro Universitário, Matheus de Almeida Buzetti e Gustavo Minzoni, participaram de um evento totalmente em inglês, da Universidade de Chandigarh, em Mohali, na Índia. A atividade virtual, realizada em janeiro deste ano, tratou sobre os Direitos Humanos.

“Por meio do incentivo para atividades internacionais, a Toledo Prudente auxilia a construir excelentes profissionais, para que se tornem críticos e estejam sempre atentos às modificações jurídicas”, ressalta Buzetti, aluno de Direito

Para Minzoni, também aluno de Direito, o evento agregará conteúdo à sua formação acadêmica. “Achei interessantíssimo devido à possibilidade de experienciar outras realidades e relatos”, conta.

Ansiosa, Thaline Bogalho, iniciará no dia 19 de março o curso de “Estado de Direito, Constitucionalismo e Direito Internacional dos Direitos Humanos”, na Universidade Austral do Chile. Para a estudante de Direito, “essa será a chance de aprender sobre o tema com uma perspectiva multidisciplinar”.

A Toledo Prudente acredita na internacionalização e o quanto essa experiência é importante nas rotinas acadêmica e profissional dos alunos e docentes, tanto que tem um setor destinado integralmente a essa prática. Além disso, para manter os universitários e professores em contato direto com instituições e profissionais de outros países, o Centro Universitário tem ampliado as parcerias, facilitando as conexões virtuais e físicas.