MERCADO AQUECIDO

Direito Tributário está entre as áreas jurídicas mais promissoras no Brasil

Constantes mudanças na tributação têm aquecido o setor; Toledo Prudente, em parceria com IBET, oferece especialização com foco nas necessidades do mercado.

Mariane Peres

17/03/2021

Quem faz especialização em Direito Tributário adquire uma visão estratégica sobre os setores econômicos e de negócios no Brasil, é por isso que esta área jurídica se tornou tão promissora nos últimos anos. Os recém-formados e profissionais atuantes que optam pela pós-graduação nesse segmento do Direito terão destaque no mercado de trabalho, podendo atuar em órgãos públicos, privados, consultoria, abrir o próprio escritório, entre outros. 


Para se manterem competitivas, as empresas precisam de um bom planejamento tributário, independentemente da situação financeira no país, tendo esse profissional um cargo que influencia diretamente no sucesso de qualquer organização. 

Conforme o coordenador da pós-graduação em Direito Tributário da Toledo Prudente, em parceria com o instituto Brasileiro de Estudos tributários (IBET), Rodrigo Dalla Pria, “o Direito Tributário constitui uma das bases da organização empresarial. Seus preceitos e regras norteiam as principais decisões que interferem efetivamente na economia do país e, particularmente, na gestão dos negócios em geral”.


LEIA TAMBÉM
Mercado de trabalho precisa de profissionais especialistas em Gestão de Pessoas
Veja as principais cursiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física


Só para se ter uma ideia, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPT), o Brasil lança 46 novas regras sobre tributação por dia útil. Ademais, são gastas, em média, 2,6 mil horas por ano em pagamento de impostos no país, enquanto a média da América Latina e do Caribe é de apenas 367 horas. 

Diante disso, há uma alta procura por profissionais capacitados, pois a constante mudança na legislação exige que as empresas estejam preparadas para aplicar essas alterações de forma rápida e eficaz. 

“O domínio das regras e institutos tributários se torna ainda mais necessário quando consideramos o fato de o sistema tributário brasileiro ser o mais complexo do mundo, o que resulta na formação de um contencioso tributário que também não encontra precedentes em lugar algum”, ressalta Pria.

Essa necessidade faz com que as possibilidades de atuação para o profissional especializado em Direito Tributário sejam vastas, com remunerações que vão de R$ 4.500,00 a até R$ 30.000. Entre os principais cargos, estão: consultor, analista tributário, advogado tributarista, auditor fiscal, setores de recuperação de créditos, reestruturação societária, otimização de processos, e muitos outros.

“Diante da volatilidade ocasionada pelas incertezas políticos e sociais pela na qual vivemos, tende a cada vez mais necessitar de profissionais que sejam capazes de orientar as empresas acerca das formas de tributação que sejam mais vantajosas e que possam incrementar seu potencial competitivo”, pontua o coordenador. 

Focada nas necessidades do mercado, a pós-graduação em Direito Tributário da ToledoPrudente, em parceria com o IBET, conta com professores de todo o Brasil, que são referência em suas áreas de atuação. Ela tem duração de dois anos e é composta por seminários e aulas expositivas, segundo Pria. “Os seminários caracterizam-se pelo debate e a problematização da matéria em foco, cuja base teórica é obtida pela leitura de bibliografia indicada para cada tema e resposta às questões propostas. Nas aulas expositivas, o professor conferencista discorrerá sobre o tema, resolvendo as dúvidas suscitadas nos debates práticos”, finaliza.

Serviço: para mais informações sobre a especialização em Direito Tributário da Toledo Prudente, clique aqui!