RUMO A WASHINGTON

Direito da Toledo Prudente participa mais uma vez de competição nos EUA

Centro Universitário será representado pelas alunas Amanda Yamaguchi da Silva e Isabela Mendes Berni

Mariane Peres

29/03/2021

O curso de Direito da Toledo Prudente foi selecionado para participar da Inter American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT), que ocorre anualmente em Washington, nos Estados Unidos. Aberta apenas para instituições selecionadas, integrar este evento jurídico mais uma vez reafirma a competência e importância do curso de Direito do Centro Universitário a nível mundial. 


A atividade, que ocorre entre os dias 16 e 28 de maio, trata-se de uma competição de julgamento simulado, conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. É realizada na sede da Washington College of Law da American University, em parceria com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Devido à pandemia de Covid-19, ela ocorrerá de forma online neste ano. 

Esta será a 11ª vez que o Centro Universitário participará. Conforme o professor e coordenador de competições da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, “essas atividades são de extrema importância por desafiarem os alunos a situações reais de atuação”.  

LEIA TAMBÉM
Direito Tributário está entre as áreas jurídicas mais promissoras no Brasil
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

Ainda segundo o docente, cada universidade pode ser representada por um grupo composto por dois oradores e um professor orientador. Várias equipes do mundo participam dessa competição, como exemplo os países da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, China, Índia e entre outros da América Latina. 

Toledo Prudente será representada pelas alunas Amanda Yamaguchi da Silva e Isabela Mendes Berni, ambas do sétimo termo de Direito, que discorrerão sobre o tema “Direitos Humanos e Estados de Emergência: crise inesperada e novos desafios”.  

As estudantes têm se dedicado aos estudos para este evento desde outubro de 2019, quando foram selecionadas para participar da IAMOOT. Entretanto, para o tema específico, as pesquisas têm sido realizadas pela dupla desde dezembro do ano passado. 

E mesmo com uma rotina atarefada, as duas seguem com o foco, que é obter a premiação no evento. 

“Faço estágio durante o dia e tenho as aulas da graduação à noite. No restante do tempo, me dedico exclusivamente à competição. No primeiro momento, intensifiquei a pesquisa de precedentes, resoluções, pareceres e opiniões consultivas do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, outros Sistemas Regionais e o Sistema Universal (ONU). A partir deste segundo momento, vou me dedicar a treinar, principalmente, a oratória”, conta Isabela. 

Amanda também ressalta as estratégias de estudos para absorção do conteúdo. “Minhas aulas da faculdade de Direito são no período da manhã. Divido partes da tarde e noite para os meus estudos das matérias regulares e atividades extracurriculares. Isabela e eu gostamos de fazer mapas mentais e linhas do tempo com os fatos para fixar melhor o conteúdo. Depois disso, partimos para as pesquisas do tema”, explica a aluna.  

As estudantes ainda participam dos grupos de estudos ofertados pela Toledo Prudente, os quais, segundo elas, têm contribuído para os bons resultados obtidos. “Nós sabemos que é uma competição muito complexa, no entanto queremos muito trazer um prêmio para a instituição. Sempre comentamos com os alunos dos primeiros termos que, se não fosse a Toledo Prudente, nós não teríamos o conhecimento sobre Direitos Humanos que temos hoje”, pontua Isabela. 

“Essa é uma competição de altíssimo nível. Nós fomos selecionadas para competir na IAMOOT em 2019, mas por causa da pandemia do novo coronavírus, as rodadas orais da competição foram canceladas, proporcionando a chance de participarmos novamente da edição de 2020. Por conta disso, com o aporte da Toledo Prudente, estamos nos preparando para ela, e imersas nessas pesquisas, desde outubro de 2019”, completa a aluna de Direito da Toledo Prudente, Amanda. 

E se engana quem pensa que conciliar todas essas atividades seja uma tarefa difícil às alunas, pois elas se orgulham de estarem engajadas em eventos jurídicos por meio da Toledo Prudente. “A IAMOOT ocupa hoje um espaço muito importante na minha vida acadêmica e futura vida profissional. A partir dela, além de todo o conhecimento obtido e possibilidade de conhecer pessoas atuantes na área, teremos a oportunidade de participar dos programas de mestrado da American University Washington College of Law”, conta Amanda. 

“Essa competição é, sem dúvida, muito importante para a nossa vida e currículo, pois proporciona um enorme engrandecimento pessoal e profissional. Seremos sempre muito gratas à Toledo Prudente por nos oportunizar essa experiência, com o apoio dos professores e da instituição. Detalhes como estes, somados ao acolhimento proporcionado, são os diferenciais do Centro Universitário”, finaliza.