INTERNACIONAL

Direito da Toledo Prudente está entre os cursos brasileiros mais consultados pela Corte IDH

Sustentação oral de parecer será realizada pelas alunas Amanda Yamguchi e Lorena Novaes; esta é a sexta aprovação do Centro Universitário

Mariane Peres

22/03/2021

Alunas do curso de Direito da Toledo Prudente representarão a instituição, mais vez, em uma apresentação oral à Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). Amanda Yamaguchi da Silva e Lorena Novaes Meira farão a explanação do trabalho “Enfoques Diferenciados em matéria de Pessoas Privadas de Liberdade”, aprovado no início deste mês. Este foi o sexto parecer jurídico da Toledo Prudente aprovado pela Corte IDH.

A audiência pública sobre a solicitação de opinião consultiva ocorrerá entre os dias 19 e 22 de abril, de forma virtual. As estudantes, que estão no sétimo termo, se preparam diante o tema de pesquisa desde o início da graduação.

Conforme Lorena, a rotina de estudos do parecer foi intensa até conquistarem a aprovação. “Todos os alunos, que contribuíram na confecção deste parecer que iremos sustentar oralmente, diariamente dedicavam algumas horas do seu dia para a pesquisa e a escrita”, conta.

Direito Tributário está entre as áreas jurídicas mais promissoras no Brasil
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

Mesmo diante aos desafios, todo o esforço valeu a pena, ressalta Amanda, aluna do Centro Universitário. “Concilio a graduação com a atuação em outros projetos de pesquisa, bem como a participação em moot courts e monitoria nos grupos de competições. De certa forma, tudo isso torna a rotina um pouco corrida, porém, muito gratificante pelas oportunidades disponíveis pela Toledo Prudente que permitem atuar na pesquisa em nível nacional e internacional”, explica.

Para as alunas, essas conquistas são possíveis devido ao aporte da instituição.  “A Toledo Prudente é, de fato, inovadora, pois desafia seus alunos a alçarem novos voos, conferindo a nós um suporte técnico e intelectual excepcional. Os professores são essenciais nessa trajetória, assim como os grupos de estudos que o Centro Universitário promove, que nos abastecem com muitas atualizações de questões jurídicas e novos conhecimentos”, apontam.

Aprovação de parecer
A Corte, que é um Tribunal Internacional no qual estão submetidos 19 países da América, emite interpretações da Convenção Americana de Direitos Humanos, para isso, é realizada uma consulta às instituições, universidades e profissionais, todos de renome, na área jurídica.

Segundo o coordenador de competições nacionais e internacionais da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, essas participações estimulam os estudantes a importantes vivências práticas ainda na graduação. “Quando falamos nesse tipo de parecer, nossos alunos são desafiados a se debruçar sobre uma temática de relevância internacional e apresentar resultados de seus estudos nesse procedimento consultivo perante à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Significa dizer que as pesquisas de nossos alunos foram consideradas relevantes por juízes internacionais e, por isso, integrarão o procedimento que resultará numa decisão internacional”, pontua.

Os alunos envolvidos mentoria do parecer são: Amanda Yamaguchi da Silva, Gustavo Minzoni Catina de Moraes, Isabela Mendez Berni, Lucas de Souza Gonçalves e Vinícius Renato Franco.

Já os pesquisadores são: Amanda Aparecida Espigarolli Silva, Ana Carolina Lapidário Arlati, Arthur Moura Pinto, Carolina Akemi Otsubo Tanaka, Caroline de Fátima Lopes Martins, Caroline Marocchi Marques, Cinthya Cristina Gomes, Fernando Martins Xavier de Almeida, Giovana Bocchi Croscato, Guilherme Henrique Alves Moreira, Josielen Candido dos Santos, Lorena Novaes Meira, Lucas Rocha Bragato, Lucas Vinícius Carmo de Souza, Maria Eduarda Faustino da Cruz, Mariane Lima Duarte, Matheus Fagundes Lima Silva, Thaline Giacon Bogalho, Thauane Vitória Silva Tavares Souza, Vinícius Bito Marrera, Vitoria Araújo Zago, Vitória Dias Serencovich e Vitória Pozza Scudeller.