PRÁTICA PROFISSIONAL

Alunos da Toledo Prudente podem se inscrever para seleção de estágio voluntário do TJSP

Jornada de trabalho é de até 20 horas semanais, podendo ser realizada em unidades do Judiciário na região de Presidente Prudente

Mariane Peres

19/03/2021

Os alunos Toledo Prudente podem se inscrever no processo seletivo do Serviço Voluntário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). As oportunidades são para atuar nas unidades do Judiciário na região de Presidente Prudente e em todo o Estado.

QUERO ME INSCREVER!

O serviço voluntário tem carga horária de quatro a oito horas diárias, não podendo exceder 20 horas semanais, sendo sempre em dias úteis. Conforme a juíza de Direito, titular da 2ª Vara e Juizado Especial na Comarca de Rancharia, que é egressa do Centro Universitário, Dayane Mendes, esta é uma oportunidade de contribuir para a formação jurídica dos estudantes e bacharéis em Direito, assim como em outras graduações.

“Eles realizarão pesquisas de doutrina e jurisprudência, auxiliando na rotina de um cartório ou gabinete, por exemplo. Eu fui voluntária no Fórum de Presidente Prudente e também no Tribunal de Justiça de São Paulo, sendo essencial na minha formação como cidadã e profissional”, ressalta a juíza.

LEIA TAMBÉM
Direito da Toledo Prudente aprova o 6º parecer na Corte Interamericana de Direitos Humanos
Museu de Medicina Legal da Toledo Prudente é referência em estudos em criminologia na região

Para participar, o interessado precisa ser maior de 18 anos, estudante ou graduado de curso superior. É necessário enviar um e-mail diretamente para a unidade do TJSP onde deseja atuar. Acesse a lista de e-mails institucionais aqui

Os participantes passarão por entrevista pessoal e análise curricular e de documentos, como RG, CPF, comprovante de escolaridade e certidões, entre outros. Confira a lista completa de documentos.

A documentação será encaminhada pelo magistrado ou servidor da unidade para análise da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), pelo Portal do Serviço Voluntário, de uso exclusivo do público interno do judiciário. O início do trabalho voluntário ocorre somente após a aprovação do cadastro pela SGP.

As atividades serão, especialmente, nas áreas de orientação e capacitação de servidores em estágio probatório e no atendimento ao público, mas sempre vinculadas às áreas de interesse e compatíveis com o conhecimento e a experiência profissional do estagiário. Ao final do prazo estabelecido no Termo de Adesão, será expedido certificado em nome do voluntário, comprovando a vivência profissional.

Conforme o TJSP, vale ressaltar que a prestação do serviço voluntário é realizada sem o recebimento de qualquer tipo de remuneração – incluindo auxílio alimentação, transporte e outros benefícios. Também não gera vínculo empregatício com o Tribunal de Justiça nem obrigação trabalhista, previdenciária e tributária.

O estágio voluntário é um diferencial no mercado de trabalho, pois além de trazer experiência na área de estudo, ainda demonstra proatividade por parte do aluno, tornando o currículo mais atrativo. Também é uma ótima oportunidade para a criação de networking profissional e aprimoramento de habilidades e competências.  A Toledo Prudente incentiva o voluntariado, inclusive, tem projetos voltados a isso, como exemplo o Doe-se, no qual os estudantes desenvolvem ações voluntárias em entidades filantrópicas de Presidente Prudente.

Serviço: em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o TJSP pelo e-mail: servicovoluntario@tjsp.jus.br .