SUPER EXPERIÊNCIA

Toledo Prudente realiza 1ª Conferência Educacional para professores

2021 e a Cibersociedade: escolas virtuais, relações humanas e aprendizagem significativa é o tema abordado pela iniciativa

Laís Ernesto

11/02/2021

A Toledo Prudente Centro Universitário realiza a 1ª Conferência Educacional: práticas e desenvolvimento profissional docente. O evento, que é uma reformulação da capacitação docente, e acontece de forma online, é um encontro para formação e desenvolvimento dos professores. 


Com o tema “2021 e a Cibersociedade: escolas virtuais, relações humanas e aprendizagem significativa”, cerca de 100 profissionais, 20 mentores e 10 palestrantes participam da iniciativa que ocorre entre os dias 8 e 18 de fevereiro. 


Na abertura do evento, o Doutor Klaus Schlünzen Junior, professor livre-docente em Informática e Educação, professor efetivo do Departamento de Estatística, do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), abordou sobre o tema “Escola digital e aprendizagem efetiva”, que desperta a discussão sobre os novos modelos de educação e o ensino remoto, que se tornou parte do trabalho do docente. 


“Falar sobre esse tema vai ao encontro de uma nova perspectiva de educação, onde a relação aluno professor é transformada para um ambiente onde o aluno é o elemento que constrói conhecimento, por meio da mediação feita pelos professores”, salienta o professor.


LEIA TAMBÉM!

CEP da Toledo Prudente recebe pesquisas de toda a região de Presidente Prudente

Toledo Prudente abre inscrições para Mestrado Profissional


O Doutor acrescenta ainda que o papel do professor é contribuir para que o estudante saiba o que fazer com as informações para construir o seu conhecimento. “Este é um cenário muito mais de aprendizagem do que de ensino. A tecnologia não é um elemento que vai fazer a diferença, mas sim a forma com que vou usar essa tecnologia, para que meus alunos possam aprender como desenvolver seu próprio conhecimento. Isso é uma expectativa que o mundo do trabalho tem com os novos profissionais”, conclui. 

 

A psicóloga e Doutora em Análise do Comportamento, Lygia Dorigon, também é uma das palestrantes do evento. A Doutora conta que o tema abordado em sua fala trata sobre as transformações geradas pela tecnologia e o impacto sobre as relações humanas. “Refletiremos, ainda, sobre as mudanças impostas pela pandemia e de que forma podemos utilizar as alternativas digitais e, sobretudo, as humanas, a favor da aprendizagem”, ressalta. 


“A reflexão nos leva a potenciais novos caminhos e nos permite encontrar formas novas de agir. A flexibilidade é uma das habilidades consideradas fundamentais para a saúde mental. Se tudo ao redor mudou, não faz sentido a manutenção das mesmas exigências e práticas. É necessário se reinventar e este é um bom momento para praticar a criatividade”, completa a psicóloga.  


Programação 

A programação conta com a abertura e o tema “Escolas virtuais e aprendizagem significativa”, com a fala do Doutor Klaus Schlünzen Junior. No segundo encontro, os docentes tiveram contato com cases de boas práticas de professores da instituição durante o ano de 2020. Entre os dias 10 e 17, os profissionais participam do Class Design, a partir da necessidade de pensarmos sobre as mudanças que vivemos e em como garantir a qualidade pedagógica. O encerramento fica por conta da psicóloga e Doutora, Lygia Dorigon, com o tema “Relações humanas na virtualidade e o impacto para aprendizagem dos estudantes e vida em sociedade”.