ANÁLISE ÉTICA

CEP da Toledo Prudente recebe pesquisas de toda a região de Presidente Prudente

Comitê é responsável por aprovar trabalhos importantes que envolvam seres humanos, garantindo-os integridade.

Mariane Peres

08/02/2021

Você já parou para pensar na importância das pesquisas? Ou na forma como elas podem interferir e influenciar na rotina das pessoas, economia e até mesmo na saúde? A exemplos, os estudos mundiais para a criação de vacinas, assim como os que têm sido realizados para a cura da Covid-19. Para garantir a contribuição no país, toda a instituição de ensino, indústrias farmacêuticas, institutos, entre outros que realizam pesquisas devem ter o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), assim como a Toledo Prudente, que está sempre atenta às necessidades acadêmicas e sociais.

Por exercer um trabalho sério e minucioso, o CEP do Centro Universitário recebe, desde 2017, trabalhos de toda a região de Presidente Prudente. Dessa forma, o órgão já avaliou pesquisas de diversas áreas do conhecimento, como Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, entre outras.

No Centro Universitário o CEP trata-se de um órgão colegiado de natureza técnico-científica e caráter interdisciplinar, multidisciplinar, independente, normativo, consultivo, deliberativo e educativo.

Conforme a coordenadora de pesquisa institucional da Toledo Prudente e membro do CEP, Ana Carolina Greco Paes, há duas resoluções do Conselho Nacional de Saúde, resolução 466/12 e 510/16 que tratam sobre quais pesquisas devem ser analisadas pelo CEP.

“O teste de vacinas em seres humanos, por exemplo, teve que ter a chancela de um Comitê de Ética em Pesquisa. Essa chancela é feita por um grupo de doutores de várias áreas do conhecimento, que analisam as questões éticas e bioéticas dos testes”, explica.