ANÁLISE ÉTICA

CEP da Toledo Prudente recebe pesquisas de toda a região de Presidente Prudente

Comitê é responsável por aprovar trabalhos importantes que envolvam seres humanos, garantindo-os integridade.

Mariane Peres

08/02/2021

Você já parou para pensar na importância das pesquisas? Ou na forma como elas podem interferir e influenciar na rotina das pessoas, economia e até mesmo na saúde? A exemplos, os estudos mundiais para a criação de vacinas, assim como os que têm sido realizados para a cura da Covid-19. Para garantir a contribuição no país, toda a instituição de ensino, indústrias farmacêuticas, institutos, entre outros que realizam pesquisas devem ter o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), assim como a Toledo Prudente, que está sempre atenta às necessidades acadêmicas e sociais.

Por exercer um trabalho sério e minucioso, o CEP do Centro Universitário recebe, desde 2017, trabalhos de toda a região de Presidente Prudente. Dessa forma, o órgão já avaliou pesquisas de diversas áreas do conhecimento, como Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, entre outras.

No Centro Universitário o CEP trata-se de um órgão colegiado de natureza técnico-científica e caráter interdisciplinar, multidisciplinar, independente, normativo, consultivo, deliberativo e educativo.

Conforme a coordenadora de pesquisa institucional da Toledo Prudente e membro do CEP, Ana Carolina Greco Paes, há duas resoluções do Conselho Nacional de Saúde, resolução 466/12 e 510/16 que tratam sobre quais pesquisas devem ser analisadas pelo CEP.

“O teste de vacinas em seres humanos, por exemplo, teve que ter a chancela de um Comitê de Ética em Pesquisa. Essa chancela é feita por um grupo de doutores de várias áreas do conhecimento, que analisam as questões éticas e bioéticas dos testes”, explica.

LEIA TAMBÉM
Direito da Toledo Prudente aprova 80% entre os 25 primeiros no concurso de estágio na Defensoria
Curso de Estética e Cosmética recebe aparelhos com tecnologia de última geração


Na Toledo Prudente o órgão tem por finalidade básica defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da mesma dentro dos padrões éticos, normas e diretrizes regulamentadoras.


“Para a instituição é importante ter um órgão como esse pois torna as pesquisas viáveis, dando a elas o certificado de que estão dentro dos padrões exigidos e, por isso, podem ser publicadas em revistas qualificadas”, finaliza a docente do Centro Universitário.

Conheça os membros do CEP da Toledo Prudente:

Ciências Humanas

Profa. Dra.  Ana Carolina Greco Paes

 

Ciências Sociais Aplicadas

Profa. Dra. Daysa Andrade Oliveira

Prof. Dr. Glauco Roberto Marques Moreira

Profa. Dra. Juliene Aglio de Oliveira Parrão

Prof. Dr. Oscar Massaru Fujita

 

Exatas e Engenharias

Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis

Profa. Dra. Paula Mesquita Melques

Profa. Me. Júlia Fernandes Guimarães Pereira

 

Ciências Biológicas - Fisioterapia

Profa. Dra. Alessandra Madia Mantovani Fabri

Serviço: mais informações sobre o CEP da Toledo Prudente e pesquisas podem ser obtidas pelo e-mail cep@toledoprudente.edu.br ou pelo telefone (18) 3901-4010.