A TODO VAPOR

Arquitetura e Urbanismo apresenta crescimento de 12% no mercado de trabalho

Campo promissor de atuação teve ascensão no final de 2020, segundo CAU/BR.

Mariane Peres

11/02/2021

Mercado a todo vapor! É assim que está a área de Arquitetura e Urbanismo no país. Conforme dados mais recentes disponibilizados pela plataforma do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), nos últimos três meses de 2020 as atividades registradas pelo setor cresceram 12% em relação ao mesmo período de 2019. Os números também refletem na região de Presidente Prudente, a qual a procura por arquitetos e urbanistas está em ascensão.

 

De acordo com a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias da Toledo Prudente, Julia Fernandes Guimarães Pereira, mesmo com a recessão devido à pandemia do novo coronavírus ainda no início de 2019, o mercado arquitetônico teve grande poder reação devido à sua resiliência.

 

"Mesmo em um cenário de pandemia e muitas incertezas, é possível observar que os juros baixos para os financiamentos imobiliários e o incremento da renda por meio do auxílio emergencial, foram benéficos para o mercado da construção civil”, explica a coordenadora.


LEIA TAMBÉM
Universitária cria Projeto de Centro Recreativo para deficientes visuais e encaminha para Prefeitura
Toledo Prudente abre inscrições para Mestrado Profissional


Em 2020, as atividades de projetos arquitetônicos se mostraram as mais flexíveis. Foi o tipo de serviço que sofreu menos impactos com a Covid-19: 3,7% de queda, contra uma queda de 11% nas atividades de gestão e 10% nas de execução e obras, ainda conforme os dados do CAU/BR. As necessidades em conciliar os ambientes de trabalho com o familiar, por conta do home office, por exemplo, estão entre os fatores que auxiliaram na alta procura.

A arquiteta e urbanista formada pela Toledo Prudente, Larissa Breda, pontua qual foi o principal motivo para o crescimento de postos de emprego para a categoria. “Decorrente atual situação que o país se encontra neste ano de 2021, o ramo de construção civil, incluindo a Arquitetura e Urbanismo, obteve um aumento significativo em demanda de projetos, construções novas ou reformas em relação ao ano de 2020”, salienta.

 

Projetos arquitetônicos representam mais da metade (53%) do total de serviços realizados no ano passado. Execuções de obras correspondem a quase um terço (32%) do total, segundo o CAU/BR.

 

"Em pesquisa com egressos e estagiários, é possível perceber que houve um aumento da demanda por serviços de projetos e de construções em geral”, ressalta a coordenadora da Toledo Prudente.

 

Atividade da Arquitetura e Urbanismo no Brasil

 

Por ser uma área com muitos postos de trabalhos e diversidade de atuação, que vão desde obras de grandes prédios e edifícios, a ambientes funcionais, modernos e sensoriais, a profissão atrai cada vez mais pessoas criativas, que buscam planejar ou até mesmo empreender.

 

No país, o número de arquitetos e urbanistas registrados no CAU é de 202.588. Desses, 9.466 são novos profissionais que entraram no mercado durante o ano passado. A maioria são mulheres (64%).  O número de empresas também cresceu: são 1.099 novas empresas, um crescimento de 4% em comparação com 2019.

Todo esse crescimento também se aplica aos postos de trabalho e vagas de estágios, que seguem movimentadas. O Toledo Carreiras recebe mensalmente inúmeras oportunidades que oferecem conhecimento prático e vantajosas remunerações.

 

Esse é o caso da aluna Beatriz Nunes, do 7º termo de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente. Ela conquistou a vaga de estágio em novembro de 2020, período o qual o CAU/BR contabilizou a alta no mercado de trabalho. “A Toledo Prudente tem um papel fundamental para meu ingresso no mercado de trabalho. Tem sido uma grande experiência, me sinto mais capacitada em fazer os projetos propostos em sala de aula”, ressalta a aluna.

 

Com certeza, após todas essas informações, você percebeu que o ramo da Arquitetura e Urbanismo está cada vez mais promissor. Ficou interessado em saber mais sobre a atuação profissional e o curso? Então, clique aqui