ARQUITETURA E URBANISMO

Universitária cria Projeto de Centro Recreativo para deficientes visuais e encaminha para Prefeitura

Trabalho levou cerca de um ano para ser concluído e conta com ambientes sensoriais.

Mariane Peres

02/02/2021

Um olhar integrado sobre o futuro e a acessibilidade inspirou a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Larissa Ferrari, a realizar as pesquisas para sua monografia. Com interesse em apresentar um trabalho de cunho social, a jovem elaborou um projeto para a criação de um Centro Recreativo para pessoas com deficiência visual. O material, voltado às inclusões social e cultural, será enviado à Prefeitura de Presidente como recomendação em fevereiro deste ano.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após a revisão do método de coleta de dados e informações referente às pessoas com deficiência (seguindo às recomendações do Grupo de Washington), o número atual, conforme o Censo 2010, corresponde a 12, 7 milhões de brasileiros, sendo que mais de 143 mil pessoas se declaram cegas. Um novo Censo estava previsto pelo Instituto para ser realizado em 2020, entretanto, devido à pandemia de Covid-19 ele foi adiado.

Toledo Prudente abre inscrições para Mestrado Profissional
Vestibular da Toledo Prudente está com inscrições abertas; renda será revertida ao Cure a Valentina

Ao perceber a necessidade em oferecer um espaço acessível a essas pessoas, Larissa decidiu “ir além das paredes e belezas” propostas em projetos arquitetônicos durante a elaboração de sua monografia, que levou cerca de um ano para ser concluída. “Nas buscas por um tema, encontrei o conceito de Arquitetura Sensorial. Como pretendia promover uma pesquisa de cunho social, que pudesse proporcionar a integração das pessoas, decidi fazer um projeto voltado às pessoas com deficiência visual”.

Com ênfase na materialização de conceitos, ideias e sensações, a Arquitetura Sensorial é a experiência de traçar um projeto envolvendo os sentidos humanos, proporcionando ainda texturas e aromas.

“Para atender às necessidades, o projeto foi feito em plataformas. Dessa maneira, é possível que o deficiente visual tenha acesso à cultura, lazer e esporte. Foram inseridas salas de informática, biblioteca, uma praça de alimentação, quadra, piscina e um jardim sensorial”, explica a aluna da Toledo Prudente.

A professora do curso e orientadora da monografia, Luiza Sobhie Muñoz, relata que o “projeto foi desenvolvido de maneira bastante minuciosa, para que o usuário pudesse ter uma experiência confortável, divertida e, principalmente, pudesse se sentir incluído, tendo todas as suas necessidades atendidas e respeitadas”.

“A escolha do tema foi muito relevante pois mostra como é importante projetar espaços adequados e inclusivos e, assim, contribuir para a construção de uma cidade mais igualitária e acessível”, ressalta a docente da Toledo Prudente.

Portadora de retinose pigmentar (uma doença degenerativa que causa perda da visão), a estudante do curso de Direito do Centro Universitário e ativista do movimento LGBTQ+, Walleria Suri Zafalon, conta que vê essas iniciativas como resultado do estímulo institucional da Toledo Prudente em sua preocupação constante com a inclusão e acessibilidade.

“Dessa forma, acaba também estimulando os alunos para canalizarem seu potencial e conhecimento acadêmico para construções de soluções que contribuam de forma concreta no enfrentamento das exclusões sociais. Saber que existem alunos que dedicam suas pesquisas acadêmicas nesse enfrentamento, já me faz sentir bastante incluída”, finaliza.