INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO

Com quase 30 horas de duração, ETIC chega ao fim com trabalhos premiados

Encontro da Toledo Prudente reuniu pesquisadores de diversas áreas de estudo e localidades.

Mariane Peres

25/09/2020

Depois de quase 30 horas de evento e com mais de dez palestrantes convidados, a 16ª edição do Encontro de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé”, ETIC da Toledo Prudente, chega ao fim e bate a marca de cerca de mil inscritos. Além disso, o evento, que inovou em formato online e ao vivo, ainda contou com premiações em dinheiro aos melhores artigos de cada eixo.

De acordo com a coordenadora do NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa), Ana Carolina Greco Paes, os artigos passaram por análise “as cegas”, ou seja, sem identificação, sendo julgados apenas pelo conteúdo e não pela autoria. “Os avaliadores deram notas para esses artigos e fizeram as recomendações para que eles concorressem ao prêmio”, explicou.

Ainda segundo ela, após a seleção dos trabalhos, pareceristas de outras instituições também realizaram uma análise. “A partir de critérios objetivos, eles atribuíram novas notas a esses artigos, havendo então a classificação”, pontuou a coordenadora.

As premiações variaram de R$ 100 a R$ 400, conforme a concorrência de cada eixo e colocação dos premiados.

O estudante de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Gustavo Roncolato Soares, conquistou o primeiro lugar na categoria “Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, com o artigo “Viabilidade de detecção de câncer de mama através de rede neural convolucional em mamografias”.

O trabalho, segundo ele, visa utilizar a inteligência artificial para auxiliar os profissionais da saúde nos exames de mamografia. “É muito gratificante poder apresentar no ETIC, ainda mais sendo aluno. A Toledo Prudente, junto com o NEPE, além de incentivar a pesquisa, motiva seus alunos a participarem desses eventos”.

Toledo Prudente lança projeto 'Cartas para Neuzinha'
Professores da Toledo Prudente publicam artigo sobre direito à educação da pessoa com deficiência

A estudante do curso de Direito da Toledo Prudente, Ana Lara Sardelari Scalliante, que junto ao colega de turma, Matheus Dalta Pimentel, conquistou o primeiro lugar de sua categoria com “Online Dispute Resolution: da vulnerabilidade ao Acesso à Justiça em tempos de Pandemia”. Ela contou que o ETIC foi a porta de entrada para o início de produção de trabalhos acadêmicos.

Concorrer com outros trabalhos de alto nível e ainda assim ter o nosso considerado o melhor, pela segunda vez, é ter a certeza de que estamos prontos para publicações ainda mais renomadas, além de estarmos construindo um currículo sólido, que fará a toda a diferença quando buscarmos programas de pós-graduação”, disse.

A doutora em Direito e Direito Negocial e professora convidada na Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Daniela Paiano, participou do ETIC na categoria Direito e ficou entre os quatro colocados junto a seu grupo. Ela, que é egressa da Toledo Prudente, definiu o evento como “um intercâmbio de ideias e aprendizados”.

“Ter o trabalho divulgado nesse evento foi uma oportunidade de compartilhar a pesquisa por nós desenvolvida e aprender com pesquisas de outras instituições, como a Toledo Prudente”.

Veja os trabalhos premiados no ETIC 2020:

Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

1º - Viabilidade de detecção de câncer de mama através de rede neural convolucional em mamografias
Autor: Gustavo Roncolato Soares

2º - Inteligência Artificial e Internet das Coisas aplicada a Automação Residencial
Autora: Thaíssa Alves Doering

3º - Segurança no Entorno Escolar – Análise do entorno escolar referente à implantação do projeto de escola pública em área institucional do Jardim Cobral, município de Presidente Prudente/SP.
Autoras: Luzia Isabella Santos Vieira e Larissa Silva Ribas

Negócios e saúde em tempos de pandemia

1º - Medicamentos Off-Label e o termo de consentimento livre e esclarecido: reflexões acerca do dever de informar do médico no contexto da pandemia do novo coronavírus
Autores: Ana Beatriz Mayumi Akiyama, Diego Reschette Spagnolli  e Evelise Veronese dos Santos

2º - Direito e fisioterapia: reflexões acerca dos atendimentos fisioterápicos não Presenciais à luz do direito à saúde do paciente em tempos pandêmicos
Autores: Gustavo Poloni Soares e Vitoria Ferreira Fiorindo

3º - Presidente Prudente e o marketing de causa: um estudo de caso sobre a perspectiva e aplicação das empresas locais
Autores: Guilherme Martins, Gustavo Dellatorre, Jacqueline Bueno, Marcela Tinti, Otávio Minoru e Tamires Galvão

Direito

1º - Online Dispute Resolution: da vulnerabilidade ao Acesso à Justiça em tempos de Pandemia
Autores: Ana Lara Sardelari Scalliante e Matheus Dalta Pimentel

2º - Planejamento Sucessório do Patrimônio Virtual: o respeito à personalidade virtual
Autores: Fábio Ricardo Rodrigues Brasilino e Mathias Carvalho dos Santos

3º Negócios Jurídicos Processuais como mecanismos de auxílio à efetividade dos Processos Estruturais
Autores: Laura Junqueira Leite e Vinícius Henrique Rodrigues

4º Multiparentalidade: análise de casos a partir de julgados do tribunal de Justiça do estado de São Paulo
Autoras: Karen Kamila Mendes, Daniela Braga Paiano e Mariane Silva Oliveira

Pesquisa a nível nacional
Conhecido em âmbito nacional por fomentar a importância da Pesquisa Científica, além de alunos e professores da Toledo Prudente, também participaram do ETIC os pesquisadores das seguintes Instituições de Ensino Superior: Centro Universitário de Lins, Centro Universitário Filadélfia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Centro Universitário Eurípedes de Marília, Damásio Educacional, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Itaúna (UTI), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (USP).