PESQUISA CIENTÍFICA

ETIC traz convidados importantes de diferentes áreas de estudo

Especialistas, mestres e doutores compartilharão experiência e trabalhos com os participantes.

Mariane Peres

15/09/2020

O Encontro de Iniciação Científica, o ETIC da Toledo Prudente, que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, contará com importantes convidados, das mais diferentes áreas de estudos. O evento, além de possibilitar o compartilhamento de experiências, ainda oferece um espaço privilegiado para alunos e professores apresentarem seus trabalhos.   

  

ETIC! 

  

Serão mais de dez palestrantes, todos com vasta experiência profissional e no ramo da pesquisa, sendo especialistas, mestres e doutores. Entre os convidados, está o mestre doutor em Direito Hermes Zaneti Junior (FOTO 1), que palestrará sobre “Negócios Jurídicos e Processos”. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo, ele é também professor universitário. Além disso, possui destaque em sua atuação profissional por ser cofundador da ProcNet, a Rede Internacional de Pesquisa de Justiça Civil e Processo Contemporâneo, que corresponde a uma organização de grupos de pesquisas de universidades brasileiras, podendo ser acessada por todo o mundo.  

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO! 

 

O engenheiro Renan Pereira Andrade (FOTO 2) abordará o tema “Tecnologia na Engenharia: o futuro das inspeções e avaliações com ferramentas e técnicas inovadoras”. Com ampla experiência em pesquisas nas áreas de materiais de construção civil, tecnologia e gestão de produção de edifícios, ele cursa atualmente o mestrado em Inovação na Construção. Aos participantes, compartilhará conhecimentos sobre o avanço da tecnologia nas áreas das engenharias, entre elas, a aplicação de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para inspeções periódicas em construções.    

 

O mestre doutor em Administração, Ricardo Lebbos Favoreto (FOTO 3), falará sobre a “Governança corporativa: breves reflexões sociológicas”. A temática trará as principais funções da governança corporativa, apontando os mecanismos utilizados, tanto na perspectiva econômica quanto na organizacional. Favoreto é também graduado e especialista em Direito.  


LEIA TAMBÉM
ETIC fomenta a importância da pesquisa em âmbito nacional
ETIC chega a 16ª edição totalmente online e ao vivo

 

Trazendo um assunto bem atual em sua palestra, a mestre em Direito Luiza Terra (FOTO 4) falará da “Flexibilização nas técnicas de investigação da lavagem de dinheiro”, como o sigilo bancário, os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos. Além de advogada, ela é mestre pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla, na Espanha. Entre suas especialidades de atuação estão Criminologia e Ciências Forenses e Direito Penal Econômico.  

  

Conheça os convidados do dia 22 de setembro:  

  

Das 9h às 10h 
Arapuan Medeiros da Motta Netto (FOTO 5) – “Empreendedorismo no ensino superior como forma de superar futuras crises”.  

É conhecido como o “reitor mais jovem do Brasil”, após assumir o comando na Unisuam (RJ), aos 25 anos. Possui experiência em gestão educacional há mais de dez anos. É graduado em Administração de Empresas, Vice Presidente do Conselho de Educação na Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ. Atual Presidente do Canal Universitário da Rio de Janeiro - UTV. Presidente do Rotary Club Rio de Janeiro Bonsucesso.  

  

Das 11h às 12h 
Dr. Felipe Rodolfo de Carvalho (FOTO 6) - “Filosofia dos Direitos Humanos”  

 Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizou intercâmbio na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Especialista em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso no exercício do cargo de Assessor de Desembargador. Possui doutorado direto em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.  

  

Das 14h às 15h 
Dr. Ricardo Lebbos Favoreto - “Governança corporativa: breves reflexões sociológicas”.Graduado em Administração pela PUCPR. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UEL. Pós-graduado em Filosofia Política e Jurídica pela UEL. Mestre em Administração pela UEL. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-doutorado em Administração pela PUCSP. Professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL.  

  

Das 15h às 16h 
Mestre Renan Pereira de Andrade - “Tecnologia na Engenharia: o futuro das inspeções e avaliações com ferramentas e técnicas inovadoras”.Graduado em Engenharia Civil pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Cursou Mestrado Profissional em Inovação na Construção (ConstruINOVA) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua em pesquisas sobre métodos não destrutivos para inspeções de sistemas da construção, sensoriamento de edificações e seus subsistemas, técnicas de análise por termografia infravermelha e aplicação de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para inspeções periódicas na construção civil.  

  

Das 19h às 22h
Dr. Antônio do Passo Cabral (FOTO 7) – “Negócios Jurídicos e Processo Coletivo”.Professor Associado de Direito Processual Civil da UERJ. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito Processual pela UERJ, em cooperação com a Universidade de Munique, Alemanha. Mestre em Direito Público pela UERJ. Pós-doutorado na Universidade de Paris I. Membro da Associação Internacional de Direito Processual, do Instituto Iberoamericano de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Associação de Juristas Brasil-Alemanha e da Wissenschaftliche Vereinigung für Internationales Verfahrensrecht. Procurador da República no Rio de Janeiro. Ex-Juiz Federal.  

  

Das 19h às 22h 
Dr. Hermes Zaneti Junior – “Negócios Jurídicos e Processo  

Pós-Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Torino. Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Roma Tre. Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Processo Civil Contemporâneo (FPCC). Cofundador e membro da Rede de Pesquisa ProcNet. É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual , International Association of Procedural Law, membro da ABRAMPA e do MPCON. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.  

  

Conheça os convidados do dia 23 de setembro:  

  

Das 10h às 11h
Me. Luiza Terra – “Flexibilização nas técnicas de investigação da lavagem de dinheiro”  

Pós Graduada em Dogmática Penal na Georg-August-Universität Göttingen e em organizações criminosas pela Univerdade de Palermo. Mestre pela Universidad Pablo de Olavide em Criminología y Ciencias Forenses. Doutoranda en Derecho Penal Económico na Universidad Pablo de Olavide, Sevilla. Membro do Grupo de Pesquisa Modernas Tendencias do Sistema Criminal – UNIFAE. Atualmente é advogada criminal na empresa Terra Advogados Associados. Professora de direito Penal no Centro Universitário Filadelfia - UNIFIL. É parecerista da RBCCrim e da RBDPP.   

  

Das 14h às 15h
Me. Wévertton Gabriel Gomes Flumignan (FOTO 8)– “Direito e Internet: análise da responsabilidade civil dos provedores de internet”  

Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Consumerista e Eletrônico. Membro dos grupos de pesquisa: Tutela jurídica dos dados pessoais na internet e Observatório do Marco Civil da Internet no Brasil. Associado fundador do Instituto Avançado de Proteção de Dados - IAPD. Advogado e sócio do escritório Advocacia Flumignan.  

  

Das 15h às 16h  
Dr. Alisson Fernando Coelho do Carmo (FOTO 9) – “- Relato de experiência: pesquisa aplicada multidisciplinar de alta tecnologia”  

 Coordenador e mentor das Trilhas TIE - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, na Toledo Prudente. Doutor em Ciências Cartográficas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais. Mestre em Ciências Cartográficas pelo PPGCC/Unesp. Graduado em Ciência da Computação e Atua principalmente nos temas: sensoriamento remoto, visual analytics, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, SIG e objetos de aprendizagem.  

  

Das 15h às 16h  
Dra. Nariane Marselhe Ribeiro Bernardo do Carmo (FOTO 10) – “Relato de experiência: pesquisa aplicada multidisciplinar de alta tecnologia”  

Doutora em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista. Possui mestrado na mesma área e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidro-óptica, correção atmosféricas, propriedades ópticas de sistemas aquáticos interiores, processamento de imagens, dados hiperespectrais.  

  

Das 16h às 17h 
Mestrando Márcio José Serra Paixão (FOTO 11)– “Smartcity de verdade: Case pavimento da cidade de São Paulo”  

Graduado Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia, MBA em Gerenciamento de Projetos e cursando o mestrado profissional em Inovação pela USP. Atualmente atua como Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na GeoVista Cidades Inteligentes e Pesquisador Pleno na FIPE.  


Das 20h às 21h 
Me. Everton Lopes (FOTO 12) – “Intradermoterapia Pressurizada na Estética”  

Esteticista graduado, mestre em medicina estética, técnico em estética e cosmetologia, especialista em coaching e gestão de pessoas, pós-graduado em docência do ensino superior, mestrando em Ciências naturopaticas. Presidente da Academia Brasileira de Estética e Beleza, consultor em desenvolvimento de cosméticos para diversas marcas, Esteticista revelação 2016 pela revista Les Nouvelles Esthétiques. Coordenador do Congresso Estética Científica.