PESQUISA CIENTÍFICA

ETIC fomenta a importância da pesquisa em âmbito nacional

Evento realizado pela Toledo Prudente possibilita espaço privilegiado para a divulgação de trabalhos de alunos e docentes.

Mariane Peres

16/07/2020

Em sua 16ª edição, o ETIC (Encontro de Iniciação Científica), da Toledo Prudente, tem atraído cada vez mais participantes por possibilitar um espaço privilegiado para a divulgação de trabalhos de alunos e docentes. O evento, que está com inscrições abertas, se tornou referência em âmbito nacional por mostrar a sua importância a cada ano, devido ao desenvolvimento acadêmico, buscando soluções para problemas sociais, e networking voltado ao ramo da pesquisa.

QUERO PARTICIPAR!

De acordo com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Luciano Osako, o contato com as técnicas e temas de relevância social, ampliam as habilidades dos estudantes. “O ETIC é de extrema importância para o aluno, pois é um contato primordial com a pesquisa científica acadêmica. Aprender a seguir normas técnicas de escrita científica e coleta de dados aprimoram o aprendizado e abrem novos horizontes. Na área da Arquitetura e Urbanismo, os assuntos mais pesquisados são os temas ligados a construções sustentáveis e bem-estar que a Arquitetura Paisagística promove para a coletividade”, explica.

O ETIC, que teve início em 2005, abrange tanto os alunos que estão no início da graduação, estimulando a pesquisa, como aqueles que atuam profissionalmente com ela, em mestrados e doutorados, ou até mesmo grupos de pesquisas de outras instituições de ensino superior. Alunos dos cursos de pós-graduação da Toledo Prudente também aproveitam o evento para expor seus trabalhos.

Segundo a professora do curso de Direito da Toledo Prudente, Carla Destro, essa ampla participação oferece debates e trocas de vivências de termas importantíssimos. “O evento é essencial para estímulo da pesquisa, do conhecimento e da busca de soluções para problemas reais e sociais. É muito importante para alunos e professores por permitir interação entre diferentes cursos e temas”.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO ETIC!

O professor do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Elton Prado Reis, afirma que o ETIC fomenta a pesquisa por permitir com que os estudantes tenham contato com todo o processo de elaboração de trabalhos da Iniciação Científica. “A participação de eventos deste porte proporciona aos estudantes e pesquisadores compreender melhor seus temas e ter trocas de ideias. Dessa forma, são possibilitados o contato com a ciência e a interação com outras pessoas, gerando aprimoramento e incentivo a participar de outros eventos da área, mantendo-se cada vez mais em âmbito científico”.

Importância do ETIC para alunos da Toledo Prudente

Por ser uma grande oportunidade, muitos discentes da Toledo Prudente participam do evento, adquirindo conhecimento e experiência na atuação.

A estudante Lissa Cruz Russi, de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, participou por dois anos seguidos do encontro, em 2018 e 2019. Para ela, o ETIC a possibilitou aprender e desenvolver estudos científicos. “O que mais me motivou a participar é que os trabalhos são publicados em anais eletrônicos, o que agrega positivamente o nosso perfil profissional. Além disso, por ser um evento de iniciativa da instituição, facilita o acesso às normas e contato com orientadores”, conta.