PESQUISA CIENTÍFICA

ETIC fomenta a importância da pesquisa em âmbito nacional

Evento realizado pela Toledo Prudente possibilita espaço privilegiado para a divulgação de trabalhos de alunos e docentes.

Mariane Peres

16/07/2020

Em sua 16ª edição, o ETIC (Encontro de Iniciação Científica), da Toledo Prudente, tem atraído cada vez mais participantes por possibilitar um espaço privilegiado para a divulgação de trabalhos de alunos e docentes. O evento, que está com inscrições abertas, se tornou referência em âmbito nacional por mostrar a sua importância a cada ano, devido ao desenvolvimento acadêmico, buscando soluções para problemas sociais, e networking voltado ao ramo da pesquisa.

QUERO PARTICIPAR!

De acordo com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Luciano Osako, o contato com as técnicas e temas de relevância social, ampliam as habilidades dos estudantes. “O ETIC é de extrema importância para o aluno, pois é um contato primordial com a pesquisa científica acadêmica. Aprender a seguir normas técnicas de escrita científica e coleta de dados aprimoram o aprendizado e abrem novos horizontes. Na área da Arquitetura e Urbanismo, os assuntos mais pesquisados são os temas ligados a construções sustentáveis e bem-estar que a Arquitetura Paisagística promove para a coletividade”, explica.

O ETIC, que teve início em 2005, abrange tanto os alunos que estão no início da graduação, estimulando a pesquisa, como aqueles que atuam profissionalmente com ela, em mestrados e doutorados, ou até mesmo grupos de pesquisas de outras instituições de ensino superior. Alunos dos cursos de pós-graduação da Toledo Prudente também aproveitam o evento para expor seus trabalhos.  

Segundo a professora do curso de Direito da Toledo Prudente, Carla Destro, essa ampla participação oferece debates e trocas de vivências de termas importantíssimos. “O evento é essencial para estímulo da pesquisa, do conhecimento e da busca de soluções para problemas reais e sociais. É muito importante para alunos e professores por permitir interação entre diferentes cursos e temas”.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO ETIC!

O professor do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Elton Prado Reis, afirma que o ETIC fomenta a pesquisa por permitir com que os estudantes tenham contato com todo o processo de elaboração de trabalhos da Iniciação Científica. “A participação de eventos deste porte proporciona aos estudantes e pesquisadores compreender melhor seus temas e ter trocas de ideias. Dessa forma, são possibilitados o contato com a ciência e a interação com outras pessoas, gerando aprimoramento e incentivo a participar de outros eventos da área, mantendo-se cada vez mais em âmbito científico”.

Importância do ETIC para alunos da Toledo Prudente

Por ser uma grande oportunidade, muitos discentes da Toledo Prudente participam do evento, adquirindo conhecimento e experiência na atuação.

A estudante Lissa Cruz Russi, de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, participou por dois anos seguidos do encontro, em 2018 e 2019. Para ela, o ETIC a possibilitou aprender e desenvolver estudos científicos. “O que mais me motivou a participar é que os trabalhos são publicados em anais eletrônicos, o que agrega positivamente o nosso perfil profissional. Além disso, por ser um evento de iniciativa da instituição, facilita o acesso às normas e contato com orientadores”, conta.


LEIA TAMBÉM
Estrtutura e empregabilidade atrem alunos para a Toledo Prudente
Diante da crise, Toledo Carreiras é excelente opção para alunos


O discente do curso de Direito do Centro Universitário, Vinicius Rodrigues, afirma que o ETIC foi sua porta de entrada para o estudo cientifico e elaboração de artigos dentro de sua área de estudo. “Eu participo desde o meu primeiro ano de graduação, quando escrevi sobre Processo Civil. Isso me despertou interesse, fazendo com que eu seguisse essa área de estudos atualmente. Nesse ano, participarei novamente, pois o evento é uma grande oportunidade”, diz.

A aluna Laura Junqueira, do curso de Direito, desde 2017 está envolvida com o ETIC, quando entrou na graduação. Para ela, o evento é de suma relevância por possibilitar, já no início do curso, o contato com o conteúdo científico. escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. “O ETIC ajuda muito a preparar os alunos, devido à escrita e normas da ABNT. Ele também amplia os conhecimentos de quem busca fazer mestrado, doutorado ou uma bolsa de iniciação científica. Sem dúvida, isso me ajudou muito na minha trajetória na Toledo Prudente. Atualmente, devido a esse preparo, faço parte de um grupo de estudos e pesquisa na UERJ [Universidade do Estado do Rio de Janeiro]”, ressalta.

A estudante Mariana Giacomini Palácio, de Engenharia de Produção da Toledo Prudente, afirma que o ETIC faz com que os alunos se sintam motivados a entrar no ramo da pesquisa. “A iniciação científica é um processo muito importante para formação de um profissional. Com ela aprendemos metodologias para chegar em conclusões, buscando soluções de problemas da sociedade”, conclui.