CONHEÇA A HISTÓRIA

ETIC chega a 16ª edição totalmente online e ao vivo

O encontro da Toledo Prudente, que está com inscrições abertas, possibilita aos participantes um espaço privilegiado para divulgação de trabalhos em âmbito nacional.

Mariane Peres

09/07/2020

O Encontro de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé”ETIC da Toledo Prudente, chega à sua 16ª edição. O evento, que está com inscrições abertas, será realizado nos dias, nos dias 22 e 23 de setembro. De forma online e ao vivo, neste ano, além de contribuir com a fomentação da pesquisa científica no país, o encontro irá reverter parte valor das inscrições para o combate da Covid-19, cooperando com o atual momento social.

QUERO ME INSCREVER!

Com o objetivo de fornecer um espaço privilegiado para a divulgação da produção científica de alunos e docentes, o ETIC proporciona a todos os participantes a oportunidade de compartilhamento de experiências acadêmicas. Devido às palestras e debates que ocorrem em razão da apresentação de pesquisas concluídas ou em andamento, os pesquisadores podem agregar ainda mais conteúdo e conhecimento às suas práticas, uma ótima chance de crescimento profissional. Ainda por meio do encontro, é possível fazer com que os trabalhos tenham visibilidade na área científica.

Até dia 07 de agosto, o valor da inscrição é de R$ 10. Depois passa a ser R$ 15 até o dia 7 de setembro e após essa data, o valor da inscrição é de R$ 20.

CONHEÇA SOBRE O ETIC

O ETIC, que é realizado anualmente, teve início em 2005, com a apresentação de trabalhos científicos por graduandos, pós-graduandos e profissionais de Presidente Prudente e região.

No ano seguinte, junto ao II Encontro de Iniciação Científica, ocorreu o I Encontro de Extensão Universitária. Já em 2009, foi acrescido ao V Encontro de Iniciação Científica e IV de Extensão Universitária, o I Encontro de Iniciação Científica para o Ensino Médio. A partir de então, os encontros tiveram uma fusão e de forma completa, tornou-se um único evento, a ser denominado ETIC.

PARTICIPAR DO ETIC!

O nome dado ao ETIC visa homenagear o professor doutor Sebastião Jorge Chammé, que por quase três décadas, ministrou aulas no Centro Universitário de Introdução à Iniciação Científica e na Pós-graduação. Ele faleceu em 2003, aos 54 anos, por problema no coração.

Nas edições de 2010 e 2011, o evento ampliou o número de participantes de IES de outros Estados. Em 2012, o evento ganhou avaliação externa de pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq, devido à inclusão da instituição no programa de bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico PIBIC/CNPq.