MERCADO EM EXPANSÃO

Curso de Gastronomia da Toledo Prudente tem foco no mercado

Investimento no ensino de qualidade já resultam em resultados na carreira dos alunos

Laís Ernesto

23/07/2020

Nos últimos anos, a Gastronomia caiu no gosto dos brasileiros. Alimentar-se bem se tornou sinônimo de cultura. Com isso, a profissão de cozinheiro ou chef de cozinha ganhou um destaque no mercado de trabalho. Sem contar aquelas pessoas que encontraram na Gastronomia uma fonte de renda ou um hobby.

A profissão pode ter ganhado um espaço ainda maior pelo destaque na mídia, ou mesmo, pelo crescimento no setor do Turismo. O fato é que o mercado de trabalho para o profissional de Gastronomia está em alta e em expansão.

Iniciado em 2020, o curso de Gastronomia da Toledo Prudente Centro Universitário já é referência pelo investimento em infraestrutura. Cozinha quente, panificação, confeitaria, bebidas e restaurante com equipamentos modernos, fazem parte do complexo. Tudo com tecnologia de ponta para oferecer a melhor experiência acadêmica ao aluno.

O Chef Ulisses Dias, professor e coordenador do curso, destaca que a oferta do ensino de qualidade oportuniza ao aluno a possibilidade de trabalhar no mercado nacional e internacional em todos os setores de alimentação. “O curso conta com reconhecida expertise profissional nas suas áreas de atuação”, ressalta.

“A Toledo Prudente tem no seu DNA o comprometimento com o ensino diferenciado, com a visão na tecnologia, inovação e empreendedorismo. Desta forma, por meio das metodologias teórico-práticas, o aluno tem no ambiente acadêmico a ambientação de um restaurante profissional em todas as áreas”, explica Dias.

Além da infraestrutura, o Centro Universitário aposta em projetos integradores e multidisciplinares voltados às áreas da gastronomia, alimentos, mercado, bebidas e gestão oferecidas ao longo do curso, que incentivam o aluno à pesquisa e ao conhecimento integral sobre a área. Ou seja, além de habilidades técnicas da profissão, o formado no curso de Gastronomia da Toledo Prudente fica apto a gerir uma equipe.

O coordenador explica ainda que “o aluno é preparado e capacitado para ser referência no mercado de trabalho, além de contar com duas certificações ao longo do curso: no primeiro ano, a de Cozinheiro Profissional e na conclusão, o de Tecnólogo em Gastronomia”.

Gastronomia: Alunos estão lucrando já no 1º termo do curso

Gastronomia da Toledo Prudente tem 1ª aluna contratada

E é claro que os alunos do curso já estão amando a experiência e acredite, já contam com bons resultados!

Emily Martins Ramos, aluna do 2º termo, já conquistou sua vaga como estagiária remunerada na “Manú - Café Bakery Pizza”, em Presidente Prudente. Ela destaca a estrutura e o ensino de qualidade como um diferencial do curso. “O curso me ajudou a conquistar um estágio da área que eu mais me identifiquei, e me ajuda a ter a noção sobre o mercado de trabalho, e que gastronomia não é apenas cozinhar! Os professores nos ensinam mostrando como aplicar o conhecimento na prática. Além disso, na Toledo Prudente, o aluno é o protagonista da sua trajetória”, acrescenta.

A estudante, que já colhe os frutos da excelente formação, acrescenta que a empregabilidade é uma das marcas da Toledo Prudente.  “Estudar Gastronomia na Toledo Prudente é ter certeza que seu futuro será grande. Tanto a instituição quanto o curso entregam um profissional para a sociedade com certeza no que faz! É sucesso na certa!”, conclui.

O empreendedorismo é um dos caminhos que o profissional formado em Gastronomia pode trilhar. Um exemplo disso, também está entre os alunos do curso. Ana Lúcia Yoshioka, já atua na área gastronômica, a estudante trabalha atualmente com a venda de caldos, carnes, massas e doces e desenvolvendo pratos à base de arrozes. “O curso contribui para a profissionalização da minha prática, por meio da organização de utensílios e ingredientes, técnicas de cocção, empratamento, entre outras”, comenta.

Ana acredita que entre os diferenciais do curso de Gastronomia da Toledo Prudente estejam os projetos desenvolvidos. “Atualmente trabalhamos no Guia do Chef, no qual vamos indicar, para profissionais da gastronomia e consumidores finais, produtores da região, que trabalham de maneira artesanal, com um resultado extremamente qualitativo”, salienta.

Olha, essa área realmente é encantadora e faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Não é à toa que neste momento de pandemia, muitos descobriram um talento para a cozinha. E vamos combinar? A comida é sinônimo de alegria, sempre quando reunimos quem amamos, lá está ela!

Se você tem interesse pela área, tenho certeza que ficou encantado com o curso de Gastronomia da Toledo Prudente. Vou aproveitar e esclarecer mais algumas dúvidas que sempre chegam para nós. Fique ligado!

Quanto tempo dura a faculdade de Gastronomia?

O curso de Gastronomia da Toledo Prudente tem a duração de 2 anos. Isso significa a garantia de um ensino de qualidade e a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho o quanto antes.

Como é a estrutura da Gastronomia?

São mais de 470 m² que abrigam os novos laboratórios, cozinhas, espaços de convivência e salas. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão para a criação dos novos ambientes. O prédio é composto por cozinha quente, panificação, área de drinks e bar, além de salas de apoio como câmara fria, utensílios, despensa, pias e área de convivência.

Serviço

Quer conhecer de pertinho o curso de Gastronomia da Toledo Prudente e saber como você pode ser um profissional de destaque na área? Nós podemos te ajudar. Entre em contato por meio do WhatsApp (18) 99602-8656 e saiba como!