JÁ ESTÃO ATUANDO

Engenharia Civil: empregabilidade entre os formandos de 2020 chega a 75%

Estudantes conquistam oportunidades de trabalho antes do término do curso. União entre teoria e prática são diferenciais apontados pelos formandos

Laís Ernesto

03/12/2020

Atuar na área de formação é um dos principais objetivos dos estudantes universitários e na Toledo Prudente essas oportunidades chegam antes mesmo dos universitários concluírem o curso. Um bom exemplo, está no 10º termo de Engenharia Civil, que tem 75% dos estudantes já atuando no mercado de trabalho.


O coordenador do curso, Marcos Rodrigues Frois, aponta alguns fatores que contribuem para o sucesso profissional dos formandos. “O cenário econômico mostra, de forma positiva, um crescimento e a retomada dos investimentos no ramo da construção civil”, comenta. 


“Nossos alunos que já estagiam têm um bom desempenho, fruto do ótimo conhecimento ofertado pelo curso. Isso desperta nas empresas um interesse em contratá-los”, acrescenta Frois. 


Para o professor Roberto Ito, a aceitação dos novos profissionais, no mercado de trabalho, está também relacionada com a credibilidade do Centro Universitário. “A alta empregabilidade é reflexo do reconhecimento e a imagem que a Toledo Prudente possui, em ofertar ensino superior com alto nível, único no mercado, salienta. 


O professor completa ainda que “para garantir este selo de qualidade, a Toledo Prudente busca docentes com renome no mercado e ao mesmo tempo, com sólida carreira acadêmica”. 


A aluna Samanta Karoline Souza estagia na Constrix Engenharia, desde 2019, e conta que a partir do início de 2021, será contratada. “Saber que vou trabalhar na minha área, logo após formada, é muito gratificante”, comenta. 


LEIA TAMBÉM!

Melhor curso da região, Engenharia Civil da Toledo Prudente é também o 7º melhor do Estado

Toledo Prudente tem média de satisfação em 98% entre colaboradores e professores


“O curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente teve uma contribuição muito grande neste processo, pois incentiva e auxilia a inserção do aluno no mercado de trabalho por meio da disciplina de estágio, que deve ser realizada com o vínculo com uma empresa real”, fala. 


Para Igor Yuji Yamamoto Silva, contratado na Engenharia da MRV Engenharia, a oportunidade de ser efetivado na área é resultado da dedicação e o investimento em educação. “Já estava atuando na empresa como estagiário, foi só uma continuação do meu trabalho, e pude conhecer áreas que eu ainda não havia trabalhado. O curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente me proporcionou esta oportunidade, pois consegui ver a aplicação prática daquilo que nos foi passado na teoria”, salienta. 


Outro formando do curso, Adriel Buck de Oliveira, atua também na Constrix Engenharia, com gerenciamento e execução de projetos. O aluno fala que a alta taxa de empregabilidade se deve aos diferenciais do curso. “Temos contatos com professores capacitados que nos passam a vivência prática aliada à teoria. O impacto do curso está relacionado a tudo que aprendi, pois conseguimos ver, facilmente, a teoria sendo aplicada na prática”, conclui.