ORGULHO EM TRABALHAR

Toledo Prudente tem média de satisfação em 98% entre colaboradores e professores

Pesquisa de Clima destaca três eixos: orgulho em trabalhar na instituição, condições de trabalho e relacionamento interpessoal

Laís Ernesto

02/12/2020

Em pesquisa de Clima Organizacional, entre professores e colaboradores, a Toledo Prudente atingiu a marca de 98% de satisfação. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, e os resultados apontam que o Centro Universitário é um excelente lugar para trabalhar. Os funcionários destacam orgulho em trabalhar, condições de trabalho e relacionamento interpessoal como pontos fortes. 


Débora Avellaneda, sócia-executiva da Expertise - Gestão de Pessoas, responsável pela aplicação e avaliação, fala que a pesquisa foi realizada de forma online para que todos os colaboradores, inclusive os que trabalham de forma remota, pudessem participar. “Conseguimos ter um resultado qualitativo em 10 indicadores e o resultado foi surpreendente”, salienta. 


Ainda segundo ela, o objetivo da iniciativa é medir a satisfação dos funcionários da empresa e identificar padrões comportamentais, problemas de convivência e conflitos que precisam ser solucionados. 


Em todos os 10 indicadores, a pontuação do Centro Universitário ficou acima de 80% de satisfação. E três eixos se destacam: orgulho em trabalhar na Toledo Prudente, com 93%, e condições de trabalho e relacionamento interpessoal, com a satisfação de 92%.


Sandra Cristina Panizza Embersisc, assistente de biblioteca, trabalha na instituição há mais de 16 anos. Para a colaboradora, o relacionamento com todos os colegas é um dos pontos de destaque. “Gosto muito de trabalhar aqui, somos uma família. Cresci profissionalmente, aprendi a conviver com pessoas de pensamentos diferentes do meu, ensinamento este que carrego para vida pessoal, afinal, devemos aprender a lidar com as diferenças!”, 


Para Viviani Piloni Vilhegas, gerente do CIT – Centro de Informação e Tecnologia, o bom clima organizacional contribui com a produtividade e no engajamento do colaborador. “A Toledo Prudente é uma empresa que não visa apenas seus objetivos, e isto é bem claro quando ela coloca seus valores em prática, principalmente o de acolhimento, que visa agir com atenção e empatia nas relações para que todos se sintam pertencentes e respeitados”, acrescenta. 


LEIA TAMBÉM!

Alunos da Toledo Prudente têm projetos avaliados e aprovados por Harvard e Google

Pós-graduação da Toledo Prudente realiza ‘Premiação de Startups 2020’


A gestora fala ainda que o índice de satisfação em 98% é resultado de ações de melhoria nos processos, inovação e transparência. “Preservar um bom clima organizacional auxilia na maneira que as pessoas reagem às diversas situações vividas no ambiente de trabalho”, completa. 


Professor da instituição há 10 anos, Lucas Pires Maciel acredita que a preocupação e o respeito com o colaborador são diferenciais que resultaram no alto índice de satisfação. “Outro ponto é a transparência no trato com todos. Especialmente nesse momento de pandemia, em todas as ocasiões deram todas as informações e suporte para os profissionais. Além disso, o ambiente de trabalho é saudável, todos estão sempre sorridentes e aptos a ajudar mutuamente”, ressalta. 


“Aprendi que vale a pena se dedicar. Ser Toledo Prudente é sempre aprender e aprimorar. Entrei na instituição para cursar Direito e hoje sou um homem realizado: tenho minha esposa, minha filha e faço o que mais amo: lecionar e advogar”, acrescenta o docente. 


A reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado, acredita que o resultado do alto índice de satisfação dos colaboradores está ligado com o acolhimento da instituição. "A Toledo Prudente se preocupa intensamente com as pessoas, nossos colaboradores são nosso maior capital intelectual. O resultado da pesquisa demostra que eles estão satisfeitos em trabalhar conosco e este resultado é muito importante  para analisarmos nossas ações e sempre fazermos melhorias. Equipes felizes são muito mais produtivas e engajadas", ressalta.


Avellaneda conclui que a nota resultante da pesquisa mostra que a instituição é um excelente lugar para trabalhar. “A pesquisa constatou o que os funcionários vivem diariamente e, em tempos de pandemia, ter uma nota assim só ressalta que a liderança está preocupada em manter o alto padrão de qualidade interno e para o mercado”, encerra.