INVESTIMENTO INTERNACIONAL

Alunos da Toledo Prudente participam de projeto em parceria com a Unesp

Ana Ayumi Fucushima e Pedro Henrique Zanelato Romero, do 6º termo, são orientados pelos professores Ana Paula Ambrosio Zanelato e Alisson Fernando Coelho do Carmo, do curso de Sistemas de Informação

Laís Ernesto

24/11/2020

Os alunos do 6º termo do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Ana Ayumi Fucushima e Pedro Henrique Zanelato Romero, com a orientação dos professores, Ana Paula Ambrosio Zanelato e Alisson Fernando Coelho do Carmo, participam de um projeto em parceria com a FCT-Unesp, de Presidente Prudente. O projeto, para o desenvolvimento de um sistema que permite a produção de sites com acessibilidade, recebe um investimento internacional.


De acordo com o professor Alisson, um dos orientadores, o projeto vai desenvolver um sistema que permite a produção de sites com acessibilidade. “Submetemos um projeto, com a coordenação do professor Klaus Schlünzen Junior, da Unesp, e fomos contemplados”, explica. 


“Este é um projeto de 12 meses, no valor de U$ 31.659,34, compreendendo as bolsas, aquisição de material, equipamentos e insumos”, fala o professor. 


Para a professora Ana Paula, também orientadora, o projeto tem importância para todos os envolvidos. “Os estudantes terão a oportunidade de praticar os conceitos aprendidos no curso de Sistemas de Informação, além de vivenciar o desenvolvimento de um projeto do início até sua implantação e, ainda, propiciar uma nova experiência a todos os usuários, tornando possível o acesso à web para pessoas com deficiência de modo que elas consigam perceber, navegar, entender, interagir e contribuir para a internet”, ressalta.  


Segundo a professora, as expectativas são promissoras. “O objetivo é que o projeto possa colaborar com uma web inclusiva, para que todos possam acessá-la de maneira autônoma”, comenta.  


Ana Ayumi Fucushima, aluna participante do projeto, explica que a iniciativa é voltada para o desenvolvimento de uma solução com a IA – Inteligência Artificial, por meio de um API – Interface de Programação de Aplicação. “Estou achando incrível esse projeto que se preocupa com a inclusão social, para trazer uma experiência para que todos possam se divertir e utilizar os sites sem dificuldades”, fala.  

 

Para a estudante, esta é a oportunidade ganhar experiência no uso de IA. “Além de ser uma ação incrível, será um grande desafio e pretendo utilizar este projeto como TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]. E acredito que vou aprender muito, vai me agregar tanto profissionalmente, quanto pessoalmente”, conclui.  


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Já para o aluno Pedro Henrique Zanelato Romero, também do 6º termo do curso, além de contribuir com a carreira, o tema é bastante nobre. “Estou muito feliz com a oportunidade, pois além de se tratar de algo que gosto muito, é um projeto que irá ajudar inúmeras pessoas e possibilitará a inclusão no âmbito digital”, reforça.  


“Esta é uma realização tanto profissional, com aprendizado e conhecimento e pessoal, de poder contribuir em algo que ir irá ajudar diversas pessoas”, completa.  


Investimento  

O projeto faz parte do CPIDES – Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social. O investimento é promovido pelo FRIDA – programa internacional que apoia iniciativas na América Latina e no Caribe para a consolidação de uma internet global, aberta, estável e segura.  


Os fundos para apoiar os vencedores da chamada deste ano atingiram 388 mil dólares e serão distribuídos em um prêmio e de quatro a cinco subsídios em cada uma das três categorias do edital: Estabilidade e Segurança da Internet, Internet Aberta e Livre e Acesso à Internet.