SOCIOAMBIENTAL

Professor e aluna da Toledo Prudente têm startup premiada conforme objetivos da ONU

Inspectral foi qualificada ao mostrar seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável.

Mariane Peres

20/11/2020

Soluções inovadoras movem a Toledo Prudente. O professor e coordenador da Trilhas TIE, Alisson Fernando Coelho do Carmo, e a aluna de Engenharia Civil, Nariane Marselhe Ribeiro Bernardo do Carmo, tiveram a startup  Inspectral premiada com o selo iImpact pela Innovation Latam. Essa honraria é dada de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Organizações das Nações Unidas (ONU) 2030. A premiação tem como objetivo criar um ecossistema mais integrado para serem encontradas tanto por empresas como investidores.

Foram mais de 500 startups inscritas de 19 países da América Latina avaliadas por líderes, executivos, investidores e profissionais. Após um longo processo de análise documental formal, cerca de 70 startups foram reconhecidas com o selo, garantindo excelência com grande impacto socioambiental.

A aluna do Centro Universitário e cofundadora da startup explica que o selo trará ainda mais visibilidade ao trabalho desenvolvido. "Ser contemplada com este selo foi uma grande alegria, principalmente em termos de reconhecimento dos nossos esforços”, diz Nariane.

Conforme o professor da Toledo Prudente e fundador da Inspectral, esse conhecimento premiado tem sido vivenciado no dia a dia das aulas com os alunos, por meio dos projetos desenvolvidos no TIE.

Alundos da Toledo Prudente criam projeto para arrecadação e doação de livros
Toledo Prudente oferece 40% de desconto na matrícula e condições especiais nas mensalidades de 2021

“Nós buscamos oferecer aos estudantes mais do que a teoria, com muitas atividades práticas. Dessa forma, conseguimos contextualizá-los com a vida real, incluindo, a importância em relação ao impacto socioambiental”, explica Carmo.

O projeto é uma oportunidade para as startups se qualificarem e mostrarem ao mercado o compromisso com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do selo, que é digital, podendo ser divulgado nos conteúdos e plataformas das startups, os desenvolvedores premiados ganham mentorias por fazerem parte do Ecossistema de Inovação da Latino América (Latam), possibilitando networking. A cerimônia de anúncio do recebimento do selo foi online.

Processo classificatório

O processo envolveu a realização de duas etapas: a primeira compreendeu um descritivo da startup e das soluções que justificavam participar dessa seleção. Após a qualificação para a segunda etapa, foi necessário formatar um completo relatório descritivo com evidências comprovadas, capazes de destacar os impactos socioambientais já realizados pelas nossas ações.

Com estes dados, a comissão avaliadora composta por um time qualificado e heterogêneo se encarregou de selecionar as startups em destaque para receber o selo Ilmpact.

A Inspectral
A startup Inspectral desenvolve soluções inovadoras de análise de dados e inteligência geoespacial para o agronegócio e monitoramento ambiental e de sistemas aquáticos. Com forte embasamento científico, matém foco na vida das pessoas e no meio ambiente. No dia 19 de novembro, a empresa completou um ano de existência.