TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Alunos de Sistemas de Informação da Toledo Prudente desenvolvem aplicativos com soluções criativas

No total, 13 plataformas foram criadas para sistemas Android e iOS, voltados a diferentes públicos e segmentos.

Mariane Peres

20/11/2020

Os alunos do oitavo termo do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente realizaram um trabalho voltado à tecnologia e inovação. Eles desenvolveram 13 aplicativos para celulares direcionados a diversos segmentos, como alimentação, vendas, responsabilidade ambiental, entre outros.

Conforme a professora Ana Paula Ambrósio Zanelato, responsável pela supervisão da atividade na disciplina de “Linguagens e Tecnologias de Programação Mobile”, os estudantes criaram plataformas para os sistemas Android e iOS. “O objetivo era desenvolver aplicativos utilizando o framework React Native, com integração em uma API Restful”, afirmou.

A professora da Toledo Prudente ainda explicou que React Native trata-se de uma biblioteca Javascript criada pela rede social Facebook. “Ela é usada para desenvolver aplicativos forma nativa”, salientou.

Sistemas de Informação é referência no ensino na área de TI
EAD Toledo Prudente lança novos cursos para 2021

Entre as plataformas criadas, está o “ReCicle”, de responsabilidade ambiental. O App desenvolvido pelo aluno, Renato de Matos Môra, idealizou a criação de um ciclo de reutilização de óleo de cozinha, tanto para a produção de sabão, quanto para outras finalidades, evitando danos ao meio-ambiente. Os usuários podem agendar a coleta, estabelecendo o descarte correto do produto.

O estudante do Centro Universitário, Gustavo Pagnosi, criou o “GP Games”, com foco em concentrar em um só lugar virtual as publicações para vendas de jogos, de videogames e computadores, novos e usados.

Confira os Apps desenvolvidos pelos alunos de SIS:

- Acompanhamento de filhos em creche – possibilitando o monitoramento durante as atividades na instituição escolar;
- Agendamento de Coleta de Óleo usado – viabilizando o descarte correto, evitando danos ao meio-ambiente;
- Agendamento de carros – agendar veículos para aluguel;
- Agendamento para retirada de pizzas – agendar horário e data para retirada de pizzas, evitando filas;
- Carteirinha Estudantil Digital – permitir que estudantes tenham sempre a carteirinha no celular;
- Catálogo Virtual para lojas – facilitar ao cliente o acesso a informações e produtos;
- Controle de Tarefas – possibilitar uma melhor organização de ícones de tarefas;
- Pedidos de refeições – plataforma para pedidos de comidas de um único restaurante;
- Venda de Jogos – unir amantes de jogos em único lugar para venda e compra;
- Visualização de Exames Clínicos – permitir que pacientes possam acessar seus exames via celular.

Os alunos ficaram livres para escolher o tema que utilizariam para o projeto e criação da plataforma. O trabalho foi desenvolvido ao longo do semestre, sendo avaliados as funcionalidades presentes no aplicativo, o layout, integração e desenvolvimento com API.