NA COSTA RICA

Toledo Prudente está representada na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Sustentação oral, que será feita por aluno, Caio MarineZ Petit de Oliveira, e egressa do curso, Beatriz Ferruzzi Rebes, sobre o parecer aprovado pela Corte acontecerá hoje.

Julhia Marqueti

28/11/2023

Recentemente, a Toledo Prudente teve o 8° parecer aceito pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Nomeado por “As atividades das empresas privadas de armas e seus efeitos nos Direitos Humanos”, o documento levou o nome de 19 alunos do curso de Direito do Centro Universitário, além, é claro, do docente Lucas Noya que auxiliou os universitários no desenvolvimento da pesquisa.

Com o objetivo nada simples, o aluno Caio Martinez Petit de Oliveira e a egressa do curso, Dra. Beatriz Ferruzzi Rebes, estão neste momento na sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica. Eles foram os escolhidos para a missão de realizar a sustentação oral do parecer nesta terça-feira, 28, que está prevista para acontecer às 19h45, horário de Brasília.

ASSISTA AO VIVO PELO YOUTUBE

Antes mesmo de realizar a sustentação, Caio conta que a experiência de estar em outro país em função do Direito e dos Direitos Humanos é um sonho realizado.

“Com toda certeza é uma honra que jamais esquecerei. Por aproximadamente um mês me dediquei a escrever o parecer e, estar aqui hoje, depois de receber aprovação da Corte é algo gigantesco em minha vida, nunca imaginei que conseguiria um feito desse, ainda mais tão novo”, destaca o aluno.

Não é novidade que o curso de Direito da Toledo Prudente é destaque nacional e internacional. Por isso, aquele que opta em fazer a graduação no Centro Universitário garante a possibilidade de realizar internacionalizações por meio de trabalhos e pesquisas desenvolvidas na própria instituição.

Direito da Toledo Prudente é o melhor curso da região em todas as avaliações oficiais

É não só os universitários ganham novas oportunidades, como também aqueles que já passaram pelo Centro Universitário, como é o caso da egressa do curso de Direito, Dra. Beatriz.

“Sou muito grata pelo convite que veio por parte do professor Lucas Noya e representar a Toledo Prudente é um orgulho muito grande. Essa vivência é um objetivo para todo mundo que trabalha e estuda sobre Direitos Humanos, então estamos honrados de estar participando desse momento histórico que é a formação de uma jurisprudência que envolve todos os países que fazem parte do sistema interamericano, o que ficar decidido aqui vai vincular todos os países’, finaliza a egressa.

Relembre os outros pareceres aprovados pela Corte Interamericana de Direito Humanos

2017 - Parecer na Opinião Consultiva nº 25 - Asilo político

2018 - Parecer na Solicitação de Opinião Consultiva de 2018 - Julgamento político de presidentes constitucional e democraticamente eleitos (impeachment)

2019 - Parecer na Opinião Consultiva nº 26 - Responsabilidade de países que saem de tratados internacionais de direitos humanos