INGRESSO NO MERCADO

Você sabe o que é o Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente?

Setor coloca os alunos da graduação e pós-graduação de Direito em contato direto com a profissão.

Mariane Peres

20/05/2021

Mais que ofertar um ensino de qualidade e excelência, a Toledo Prudente prepara os alunos do curso de Direito para os desafios do mercado por meio da prática profissional. Entre os muitos diferenciais do Centro Universitário, está o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Por meio dele, os estudantes têm contato com a rotina de um escritório, prestação de serviço jurisdicional, assim como atuação em audiências.

Este é um setor da Toledo Prudente responsável pela qualificação prática e também pelos estágios obrigatórios, conforme explica a coordenadora do NPJ, a professora Ligia Fructuozo. Por oferecer atuação completa, o Núcleo ainda é composto pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) e o Fórum Simulado.

LEIA TAMBÉM
Na contramão da pandemia, aluna da Toledo Prudente transforma projeto de aula em negócio próprio
Toledo Prudente: 60 anos transformando histórias

EAAJ

O Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da Toledo Prudente compõe o NPJ e presta atendimento jurídico gratuito à população carente, nas áreas cível, criminal e família. O trabalho é desenvolvido por alunos da graduação e pós-graduação de Direito, sob orientação de professores advogados. A atuação no EAAJ possibilita o exercício da prática profissional e da responsabilidade social ainda durante a graduação.

Ainda por meio do EAAJ, desde 2010, foi firmado um convênio entre a Toledo Prudente e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no qual alunos selecionados para estágio compõem uma equipe de prestação de serviço aos assistidos.

O que é Fórum Simulado?

O Fórum Simulado, também compõe o NPJ, e é um laboratório jurídico aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Direito, onde eles podem aplicar seus conhecimentos. É composto de Cartório Distribuidor, Cartório Cível, Cartório Criminal, Cartório Trabalhista e Sala de Audiências. Junto à uma equipe de professores e supervisor, os estudantes desenvolvem atividades relativas a processos cíveis, penais e trabalhistas, nos quais eles participam assumindo as funções de: advogados, auxiliares da justiça, membros do ministério público e juiz.

Estágios

Por meio do NPJ, os alunos fazem estágios práticos, podendo conhecer as múltiplas funções da carreira jurídica, entre elas: advocacia, promotoria, defensoria pública, magistratura, entre outras, conforme explica a coordenadora do Núcleo, Lígia.

“Todas as disciplinas de prática, das áreas Trabalhista, Civil e Penal, são realizadas em conjunto com o Fórum Simulado. No total, são nove estágios supervisionados e que são obrigatórios para a conclusão da graduação em Direito”, explica a coordenadora.

Entre os estágios, está o supervisionado IV, que ocorre dentro do EAAJ, com atendimento da população e acompanhamento de processos reais. Enquanto que no Fórum Simulado o aluno tem contato com audiências simuladas, protocolo e todos os atos inerentes ao exercício da advocacia e demais carreiras jurídicas.

Supervisão de práticas jurídicas

Para garantir efetividade em todas as ações, os alunos são, diariamente, supervisionados em todos os setores do Núcleo. “Eles são avaliados por meio das atividades práticas, relatórios de audiências, questionários das simulações, confecção de peças e simulação de audiências”, ressalta Ligia.

Além de Ligia Fructuozo, que é coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente, os alunos ainda são acompanhados por:

- Gabriel Teixeira – supervisor de prática jurídica no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ);

- Murilo Fuzetto – supervisor de prática jurídica no Fórum Simulado e responsável pelo Necrim;

- Maria Fernanda Toledo – estagiária docente do Fórum Simulado.

Serviço: para mais informações ou em caso de dúvidas, o contato com o Núcleo de Prática Jurídica pode ser feito por meio do telefone (18) 3901-3994, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.