JUBILEU DE DIAMANTE

Toledo Prudente: 60 anos transformando histórias

Toledo Prudente celebra, no dia 13 de maio, jubileu de diamante. Instituição de Ensino Superior marca a vida de alunos, egressos, professores e colaboradores.

Lais Ernesto

13/05/2021

Jubileu de Diamante. O que cabe em 60 anos de história? Concretização de sonhos, constante inovação e a tradição no ensino superior, transformando pessoas por meio da educação. É com este propósito que a Toledo Prudente Centro Universitário comemora 60 anos de fundação, em 13 de maio. A data revive a memória de alunos, egressos, professores e colaboradores que passaram pela instituição.  


Início de um sonho  

Em março de 1961, Doutor Antônio Eufrásio de Toledo [in memoriam], o Bandeirante do Ensino; e Milton Pennacchi [in memoriam], o jovem e braço direito do educador, chegaram a Presidente Prudente para cumprir mais uma etapa da missão: instalar, na capital da Alta Sorocabana, outra unidade da Instituição Toledo de Ensino.  


No dia 13 de maio do mesmo ano, foi o funcionamento do curso de Direito, o primeiro da região de Presidente Prudente. A aula inaugural, realizada no dia 29 de maio, marcou o início de um sonho para milhares de jovens da região. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis chegaram, em 1970, para somar ao de Direito. 


Guiomar da Silva Moretti, 85, chegou à instituição nos primeiros anos, em 1970, para trabalhar na cantina. A ex-funcionária descreve como era a época. “Poucas salas, porém, tinham muitos alunos, sempre bem movimentado. Trabalhei durante sete anos na cantina, depois fui para a manutenção cuidar da limpeza, em uma equipe de sete pessoas”, conta. 


A colaboradora trabalhou o total de 26 anos na empresa e se orgulha de ter feito parte da história. “Me orgulho de ter aposentado lá. Foi um período muito bom, o ‘Seo Milton’ era um ótimo patrão, sempre muito atencioso. Ele deixou um legado muito importante”, ressalta. 


Avanço na educação  

Nos anos 80 e 90, o processo de autorização, pelo Ministério da Educação (MEC), de novos cursos de graduação, era uma tarefa árdua. Portanto, a abertura dos cursos de Serviço Social (1985) e de Ciências Econômicas (1986), foram muito comemorados. A instituição contou também com a abertura do curso de Estudos Sociais e o de Letras.


Com o objetivo da educação continuada somada à necessidade de atualização de conhecimentos pelos profissionais, a instituição avançou, em 1986, de forma pioneira, para a pós-graduação. 


Em ambas as iniciativas, foi decisiva a atuação da então Coordenadora Geral de Cursos: Andrea Pennacchi Marcondes [in memoriam]. A primogênita de Milton e Marlene de Toledo Pennacchi tinha, a exemplo dos seus irmãos, um inabalável senso de pertença e de compromisso com a instituição de ensino na qual tantos depositavam seu futuro.

Os primeiros anos de 2000 também ficaram marcados com a oferta dos novos cursos de graduação: Sistemas de Informação (2009), Gestão Financeira (2010), Marketing (2011).   


Em 2014, foi credenciada como Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente e, em função da autonomia conquistada em razão da nova organização administrativa, lançou 3 cursos em 2015: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.


Em agosto de 2016, Milton Pennacchi, apresenta a decisão da família e Zelly Machado assume, em 1º de setembro, como reitora da instituição. Contando com as irmãs: Maria do Carmo de Toledo Pennacchi, pró-reitora financeira; e Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora administrativa.


Inovação, tecnologia e empreendedorismo  

O Centro Universitário, que sempre teve o espírito inovador e acompanha as tendências do mercado de trabalho, apostou no ensinar e aprender nessas novas frentes: tecnologia, inovação e empreendedorismo. Com isso, as Trilhas do Conhecimento TIE, implantadas nos primeiros termos dos cursos das áreas de Negócio e Tecnologia e Engenharias e Arquitetura, tem o objetivo de formar egressos preparados para atuar nesse novo mundo digital e exponencial.


O ano de 2019 foi de mais uma conquista: o credenciamento para a oferta da modalidade da educação a distância, além da oferta dos cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Gastronomia, Estética e Cosmética e Nutrição.


E não para por aí, em 2021, o Centro Universitário iniciou uma parceria com a Unisuam, instituição do Rio de Janeiro, para a oferta do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. A primeira turma já cursa a modalidade.


Para a reitora da IES, Zelly Machado, unir a tradição do ensino de qualidade com a inovação é importantíssimo para que o padrão Toledo Prudente siga as necessidades do mercado de trabalho. 


“É um grande desafio estar como líder em uma instituição de ensino familiar, em que meu avô e meu pai deixaram este legado sólido, de qualidade e tradicional, muito reconhecido em nossa cidade, região e país. Nos últimos tempos, o ensino superior passou por diversas mudanças, principalmente com relação ao público-alvo. Hoje vemos um jovem inquieto, que quer ser protagonista e, ao mesmo tempo, com um perfil totalmente tecnológico. E somos uma IES alinhada ao mercado e preocupada com o futuro, com a criticidade com o perfil do egresso. Por isso, temos que estar em constante atualização e sempre inovando”, comenta a reitora. 


Resultados  

E em tantos anos, o foco em qualidade está entre os valores da instituição. Fato que é percebido pelos resultados em avaliações do MEC. O último, divulgado em abril de 2021, mostra que o Centro Universitário se mantém entre os melhores do país.  


Outros resultados comprovam a preocupação da formação efetiva dos profissionais de todas as áreas ofertadas. Entre eles estão todos os seis Selos OAB Recomenda, a alta taxa de aprovação em concursos e no Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o grande índice de aprovações em concursos públicos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. 


Legado que marcou e continua marcando histórias de vida, de profissionais e grandes nomes. Como é o caso do professor do curso de Direito, Eduardo Gesse. O docente conta que toda a sua trajetória iniciou na instituição, em 1979, quando conheceu a faculdade de Direito por meio de um amigo. “Fiz o vestibular, que era muito concorrido na época, e passei em quinto lugar. No decorrer da faculdade, pensei em parar de estudar por questões financeiras, quando ‘seo Milton’ me abordou e ofereceu condições para pagamento. Em 1988 comecei a dar aula no curso”, explica. 


Para o juiz de Direito, o ensino de qualidade e a ética são características que a instituição carrega desde a fundação. “As mudanças significativas ao longo do tempo estão relacionadas à oferta de ensino de qualidade, como por exemplo, a tecnologia disponibilizada para os estudantes, além do apoio para a titulação dos professores”, completa. 


“A Toledo Prudente faz parte da minha família e é composta por todas as famílias dos colaboradores. A instituição mudou quase tudo na minha vida, e não só na minha, mas de toda a minha família”, conclui Gesse.


Toledo Prudente em números 

Mais de 16 mil profissionais formados nos cursos de graduação 

Mais de 3 mil profissionais especializados nos cursos de pós-graduação

Mais de 350 colaboradores atualmente

Mais de 22 mil m² de estrutura entre salas de aula, auditórios, salões, laboratórios de informática, de Física, Química, Anatomia, Luminotécnica, Maquetaria, Podcast, Práticas Clínicas, Prédio de Práticas Jurídicas, Fórum Simulado, Biblioteca, Ateliê de Projetos, Museu de Medicina Legal, Museu de Tecnologia, Espaço TIE, Cozinha de Marlene, Pit Stop do Mirtão, entre outros espaços. 


Adaptabilidade  

Não paramos por você! 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. Momento em que toda a sociedade precisou se adaptar e que, infelizmente, muitos perderam seus empregos, deixaram sonhos de lado e, mais grave, vidas ceifadas.  


A Toledo Prudente, em seu propósito de dar continuidade ao sonho de tantos jovens da região de Presidente Prudente, se adaptou com bases sólidas, humanas e tecnológicas para que os alunos continuassem suas graduações sem a perda de aulas. Para isso, houve muitos investimentos em treinamentos, equipamentos, softwares, laboratórios virtuais, empréstimo de notebooks e a adequação do Centro Universitário para receber os alunos sem colocar em risco a saúde deles, de professores e dos colaboradores. E cabe aqui, o reconhecimento da Toledo Prudente a toda sua equipe: professores e colaboradores se superaram perante esse novo e inesperado desafio, em nome do Compromisso Toledo, de fazer sempre o melhor. 


A reitora completa que “é essa sensação que me provoca e que me dá energia para acordar todos os dias, pensando sempre no melhor para a Toledo Prudente, me colocando no lugar do meu pai e do meu avô, como eles tratariam os assuntos, mas com um olhar inovador, próximo das necessidades atuais”. 


“Minhas irmãs e eu recebemos a empresa pronta e eu sei que, para chegar a tudo isso, eles passaram por muitas dificuldades. Por isso, a cada obstáculo que temos que resolver, eu penso neles, na sabedoria, no equilíbrio, para dar continuidade a tudo que eles planejaram, em um mundo totalmente diferente”, conclui Zelly. 


Desde então, com o compromisso assumido por todos que contribuem para a oferta de um ensino de qualidade e fazem da instituição referência na educação, o Centro Universitário compartilha o ideal plantado por Doutor Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi. Pois, assim continuam como a frase do nosso saudoso ‘Seo Milton’: ninguém faz nada sozinho!  


E aí, o que cabe em 60 anos de história?