PROJETO RETOMADA CONSCIENTE

Curso de Fisioterapia recebe Raquel Trevisi. Dentista fala sobre a luta contra a Covid-19

Palestra faz parte do Projeto de Retomada Consciente à Presencialidade.

Lais Ernesto

12/05/2021

Os alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente receberam, na noite desta quarta-feira (12), a dentista Raquel Trevisi. A idealizadora do Projeto COM.VIDA contou sobre sua luta contra a Covid-19, a árdua recuperação e iniciativa do projeto de ajudar famílias de vitimados da doença. O encontro contou também com a participação do especialista em Medicina Esportiva e voluntário do projeto, Breno Erbella.


Raquel, que dedicava sua vida ao esporte e sempre seguiu todos os protocolos de prevenção, foi atingida pela doença, e ficou internada durante 30 dias, sendo 20 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e 18 horas em posição de prona.


A primeira luta foi vencida, e a profissional teve alta. Mas outra batalha começava: a da recuperação. Com 25kg a menos e sequelas da doença como dificuldades na fala e nos movimentos do corpo. E ali, um profissional essencial para o momento: o fisioterapeuta. “É muito importante o papel da Fisioterapia, o papel de verbalizar com o paciente, de ter um tratamento humanizado”, conta.


LEIA TAMBÉM

Fisioterapia realiza projeto “Retomada Consciente à Presencialidade” com convidados

Grupo de Estudos Científicos em Saúde promove I Ciclo de Palestras


E foi diante da realidade vivida, que Raquel decidiu contribuir com pessoas e famílias que passam pela luta do pós-Covid e criou o Projeto COM.VIDA. “Qualquer atitude que possamos tomar, o quanto isso vai ajudar pessoas, e foi a partir daquele momento, que eu percebi o meu chamado”, ressalta. 


Sobre o projeto

O Projeto COM.VIDA é um trabalho voluntário que proporciona tratamento aos pacientes com sequelas da Covid-19 grave, cuida e acolhe psicologicamente e fisicamente para a retomada da vida. O projeto conta com aproximadamente 500 voluntários como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicólogos, acolhimento e tratamentos alternativos. O projeto também recebe doações para compra de medicamentos, suplementações, cestas básicas e alguns custos necessários no tratamento de determinados pacientes.


Conheça o projeto!


Na ocasião, os colaboradores, professores e alunos da Toledo Prudente se empenharam para a doação de produtos de higiene pessoal e alimentos. Parte foi entregue pela reitora, Zelly Machado, aos voluntários. E a comunidade acadêmica pode continuar contribuindo e levar, até a portaria da instituição, produtos de higiene pessoal.


Retomada consciente

O curso de Fisioterapia da Toledo Prudente realiza o projeto “Retomada Consciente à Presencialidade”. A iniciativa tem o objetivo de difundir uma conscientização sobre a Covid-19 entre os alunos do curso, com o desenvolvimento de atividades vinculadas às disciplinas curriculares e palestras com convidados.


Durante o mês de maio, quatro encontros tratarão sobre temas relacionados ao assunto. Os estudantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer profissionais que vivenciam o enfrentamento à Covid-19 na linha de frente.