FISIOTERAPIA

Grupo de Estudos Científicos em Saúde promove I Ciclo de Palestras

Evento do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente aborda diferentes temas de relevância da área da saúde.

Laís Ernesto

04/05/2021

O Grupo de Estudos Científicos em Saúde (GECS), da Toledo Prudente, realiza o I Ciclo de Palestras. Durante os quatro encontros, serão abordados diferentes temas de relevância da área da saúde. Podem participar alunos do curso de Fisioterapia e pessoas da comunidade interessadas nos assuntos. 


Para participar é preciso se inscrever por meio dos links. É gratuito. 


Confira o cronograma: 

06/05/2021 - Ciência da prática esportiva e aspectos de saúde, com o Doutorando Ricardo Ribeiro Agostinete - Inscreva-se!

13/05/2021 - Ciência das doenças Cardiovasculares e seu enfrentamento, com a Doutora Anne Kastelianne - Inscreva-se!

20/05/2021 - Epidemiologia da atividade física e seus desfechos, com o Doutorando André Werneck - Inscreva-se!

27/05/2021 - Experiências e ciência por trás do enfrentamento da covid-19, com a Doutora Fernanda Machado Rodrigues - Inscreva-se!


De acordo com a professora do curso de Fisioterapia e idealizadora da iniciativa, Alessandra Mantovani, para o aluno, o evento tem a importância de difundir a trajetória acadêmica de jovens pesquisadores e inspirá-los. “Cada palestrante abordará um tema de estudo em saúde. Os temas são atuais e relevantes para toda a área da saúde e podem também ser considerados temas generalistas, para qualquer pessoa e formação compreender e aplicar”, explica a docente. 


A professora completa ainda que o objetivo do I Ciclo de Palestras do GECS é abordar os temas atuais em saúde com os alunos e a comunidade. “O objetivo é difundir os temas em saúde por meio de discussões com especialistas, já que neste ponto, os alunos que participam do grupo estão aptos a compreender os conteúdos da literatura cientifica como projetos de pesquisa e artigos acadêmicos”, completa Alessandra. 


“Embora seja uma atividade que tenha surgido no grupo, o evento é aberto e gratuito para todos os alunos de qualquer curso e qualquer IES. Convido todos a participar do I Ciclo de Palestras do GECS, a ser realizado de forma online, em todas as quintas-feiras do mês de maio, das 18h às 19h. Em tempos como estes em que temos que, constantemente, verificar as fontes das informações que recebemos, se faz cada vez mais importante discutir ciência, sobretudo, referente à área da saúde”, conclui a docente. 


Os palestrantes 

Ricardo Ribeiro Agostinete é doutorando em Ciências da Motricidade, é mestre em Fisioterapia e formado no curso de Educação Física da Unesp. 


Anne Kastelianne é doutora em Fisioterapia pela Unesp. 


André Werneck é doutorando em Saúde Pública pela USP, mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp e graduado em Educação Física pela UEL. 


Fernanda Machado Rodrigues é doutora em Fisioterapia pela University of Leuven, mestre em Fisioterapia pela Unesp e residente na Unifesp.