ARQUITETURA E URBANISMO

Pedarq: projeto visa analisar pontos da cidade por meio de passeios ciclísticos

Iniciativa incentivará a análise arquitetônica, urbanística e paisagística da cidade de Presidente Prudente

Laís Ernesto

15/09/2020

Nasce o Pedarq. A união entre “Pedal” e “Arquitetura e Urbanismo”. A iniciativa tem o objetivo de analisar pontos da cidade de Presidente Prudente por meio de passeios ciclísticos. 


A ideia é do professor de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Luciano Osako. “A iniciativa surgiu da necessidade de proporcionar experiências e apurar nosso olhar crítico diante da cidade. Nós almejamos a integração de alunos e professores do curso, por meio de passeios divertidos e instrutivos”, explica o professor. 


De acordo com o docente, o passeio ciclístico proporciona uma análise de aspectos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos da cidade, uma forma de melhorar a vivência urbana e agregar conhecimento. 


“É primordial que este olhar seja percebido através do usuário. Quando estamos dentro de um carro, por exemplo, não conseguimos perceber detalhes singulares da cidade, já no ritmo de passeio ciclístico, temos uma apreensão maior e mais apurada do espaço urbano. Por fim, mostrar a importância da bicicleta, para a questão essencial da mobilidade urbana, completa. 


LEIA TAMBÉM

ETIC traz convidados importantes de diferentes áreas de estudo

Parte da história: Toledo Prudente parabeniza Presidente Prudente pelos 103 anos


Em três passeios, o professor, acompanhado da também professora do curso, Luiza Sobhie Muñoz, do aluno João Marcos Palermo e da arquiteta, Isabela Mylena Pedroso Soares, visitaram o Balneário da Amizade, o Parque do Povo e a ciclovia que liga o bairro Ana Jacinta até a avenida Manoel Goulart, passando pela rotatória do Cristo.


Para os próximos passeios, a expectativa é de que mais pessoas possam participar. “Esperamos que tenha um aumento no número de participantes a cada dia, e sempre buscar temas diferentes dos mais diversos pontos da cidade. O próximo será na estação ferroviária de Álvares Machado e tem previsão para ser realizado no dia 20 de setembro”, salienta Osako. 


Se você tem interesse em participar do Pedarq, fique ligado! Os professores Luciano Osako e Luiza Sobhie Muñoz divulgarão as datas em suas contas no Instagram.