ANIVERSÁRIO

Parte da história: Toledo Prudente parabeniza Presidente Prudente pelos 103 anos

Centro Universitário contribuiu com o desenvolvimento e formação de profissionais na região.

Mariane Peres

14/09/2020

A maior cidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, completa 103 anos nesta segunda-feira (14). E diante de tantas mudanças e expansão ao longo do tempo, é impossível não relacionar essa data à Toledo Prudente. O Centro Universitário, que escolheu a cidade para inaugurar a primeira faculdade de Direito da região, contribuiu com seu desenvolvimento, formando profissionais capacitados, gerando empregos e movimentando a economia. 

Em 1961, tendo Luiz Ferraz de Sampaio como prefeito e Hugo Lacorte Vitale como vice, Doutor Antonio Eufrásio de Toledo, ao lado de Milton Pennacchi, inaugurou a Faculdade de Direito de Presidente Prudente. Jovens estudantes procuraram o Doutor Toledo, em Bauru, para trazer a oferta de ensino superior de qualidade à região prudentina. 

Logo na primeira turma, a alta procura já mostrou que aquele seria o começo de uma longa história de união entre Presidente Prudente e a Toledo Prudente, pois ingressaram na graduação 120 estudantes. 

 

A oferta de um ensino de qualidade, trouxe mais opções de carreiras à região. Nos ano seguintes, foram abertos os cursos de Administração (1970), Ciências Contábeis (1970), Serviço Social (1985) e Ciências Econômicas (1986). Em 2009, é a vez de Sistemas de Informação. O ano de 2010 é marcado pelo início de Gestão Financeira. Em 2011, o Marketing passa a integrar a grade de cursos ofertados. Já em 2014, chegam Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

  

Em 2020, mais novidades da Toledo Prudente para os prudentinos: são abertos os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Mecânica, Estética e Cosméticos, Gastronomia, Design de Interiores e Marketing e Publicidade. 


Ainda no mesmo ano, são iniciadas as graduações na modalidade EAD, com qualidade e flexibilidade de estudos, sendo elas: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais. A pós-graduação também ingressa na EAD, com os cursos de Direito Civil e Processo Civil, bem como de Direito Penal e Processo Penal.

 

Junto ao crescimento do município e região, a Toledo Prudente passou a expandir o campus com a construção de mais salas, laboratórios e espaços de lazer. A inovação acadêmica impactou na aplicação das metodologias ativas de aprendizagem e na construção de novos espaços acadêmicos, cujas configurações disruptivas favorecem o trabalho em equipe, o desenvolvimento de protótipos e demais atividades destinadas a formar os profissionais para o século XXI. Atualmente, com 59 anos de existência, são mais de 25 cursos de graduação, entre presenciais e EAD, nas áreas de humanas, negócios, saúde e tecnologia, oportunizando mais opções de atuação profissional à comunidade. 

 

Conforme dados deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Presidente Prudente possui mais de 230 mil habitantes e 560,637 km² em território. Seu crescimento a fez um polo regional de comércio, além de ser referência nos setores educacionais e da saúde.  

LEIA TAMBÉM
Egresso de Direito ganha Prêmio "Justiça para Todas e Todos"
Empresa Junior oferece cursos gratuitos de capacitação


O nome de Presidente Prudente é levado para todo o país e, até mesmo, para fora, com a atuação do Centro Universitário. Entre as inúmeras comprovações disso, devido à excelência no ensino, está o fato do curso de Direito da Toledo Prudente ser o único da região a deter todos os Selos OAB Recomenda. Ao todo, ele soma seis selos.  

O curso de Ciências Contábeis da instituição prudentina também é destaque no Brasil por aprovar 65% dos alunos no Exame Nacional de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, estando acima da média no país que é de 37%.  

Os egressos da Toledo Prudente se destacam no mercado de trabalho, em função da proposta acadêmica inovadora dos cursos, formando profissionais articulados com as demandas emergentes da sociedade. Os projetos desenvolvidos pelos alunos, tendo como diretrizes, tecnologia, inovação e empreendedorismo, constituem um diferencial competitivo e contribuem para o desenvolvimento local e regional.

 

E esses são alguns dos resultados obtidos desde a sua inauguração na cidade. Um dos números que comprova a força transformadora da educação de qualidade em formar cidadãos e profissionais conceituados é o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos do Estado de São Paulo (Seade). Segundo os dados, Presidente Prudente possui indicadores de longevidade e escolaridade superiores aos do Estado e da maior parte das demais regiões, sendo a média de 70 para a primeira – a cidade possui 72 – e de 50 para a segunda – a cidade possui 61.  

Por fazer parte desta história de lutas e conquistas, a Toledo Prudente parabeniza Presidente Prudente por seu aniversário de 103 anos, assim como, a população prudentina, por confiar e acreditar na atuação do Centro Universitário para o desenvolvimento municipal.