GESTÃO FINANCEIRA

Consultoria contribui com o trabalho de profissionais liberais

Alunos realizaram uma consultoria em cálculo de custos e formação de preços para empreendedores. Os resultados do projeto se refletem na aplicabilidade

Laís Ernesto

30/06/2020

Os alunos do 3º termo do curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente Centro Universitário iniciaram um projeto de consultoria em cálculo de custos e formação de preços, em abril. A iniciativa foi encerrada com bons resultados do objetivo de contribuir com profissionais informais e auxiliá-los nos cálculos de seus produtos.


Danilo Linares, estudante da turma, desenvolveu seu projeto com a confeiteira Cleliana Cortes Real e auxiliou a profissional a encontrar um preço justo para seu produto. “No projeto, tivemos a oportunidade de prestar uma consultoria a um cliente real, aplicando o conhecimento, orientados pelo professor Marcus Lima”, explica o aluno.


Linares fala que a oportunidade foi gratificante para todos os alunos. “Me sinto vencedor ao superar os desafios pessoais e ultrapassar as barreiras ao participar deste projeto. Me sinto mais preparado, integrado e capacitado a ser um profissional melhor e a contribuir com o crescimento de empreendedores”, salienta.


A profissional liberal atendida por Danilo Linares, Cleliana Cortes Real, trabalha com confeitaria há 4 anos e começou com a oportunidade de ganhar uma renda extra. O trabalho de consultoria contribuiu com seus conhecimentos sobre custos e formação de preços. 


“Antes da consultoria eu não somava todos os gastos e agora somo certinho. Meu lucro está correto agora. Já comecei a aplicar os conhecimentos e me ajudou muito”, conta a confeiteira.


LEIA TAMBÉM

Alunos da Pós-graduação apresentam projetos de startups


Outro aluno que participou da atividade, Douglas Dutra, diz que foi possível aprender os conceitos básicos e avançados de forma aplicada com o projeto.


“O pequeno empreendedor principalmente do ramo de alimentação, muitas as vezes, possuem pouco conhecimento de qual é o verdadeiro custo de cada receita ou unidade, e ao precificar, pecam copiando os valores médios dos concorrentes. Então o conhecimento obtido por eles nesta consultoria, será para sempre de grande valor”, salienta Dutra.


O professor Marcus Lima, que ministra a disciplina Gestão de Custos e Formação de Preços, é o responsável pela iniciativa. O docente diz que este tipo de projeto contribui com a formação de um profissional ligado ao mercado de trabalho.


“Levando o aluno a participar de uma forma mais próxima da realidade, você tem um aprendizado alicerçado e o conhecimento é mais garantido quando o aluno consegue ver a prática. O projeto foi muito bacana e fortaleceu o aprendizado com práticas que podem ser aplicadas no mercado”, conclui.