INOVAÇÃO

Alunos da Pós-graduação apresentam projetos de startups

Os projetos fazem parte da substituição dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos MBAs

Laís Ernesto

30/06/2020

A Pós-graduação da Toledo Prudente Centro Universitário está sempre em busca de inovação. Recentemente, os Trabalhos de Conclusão de Curso foram substituídos pelos projetos de startups. O momento trouxe ainda mais uma novidade, alunos, professores e a banca avaliadora se encontram de forma online para a apresentação das ideias.

Em três dias de apresentações, 12 projetos de startups passaram pela banca de avaliação. Os grupos são formados por alunos dos MBAs em Controladoria e Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial.

A pós-graduanda do curso de MBA em Controladoria e Gestão Financeira, Andressa Gomes Nardi, desenvolveu, em grupo, o projeto Star Fuel. A aluna diz que além de apender na prática, os projetos de startups são um caminho para quem deseja abrir um negócio.

“Essa iniciativa abre muitas possibilidades para os alunos dos MBAs de negócios. O projeto de startup proporciona uma análise profunda sobre o ambiente empreendedor e dá um gás para aqueles que querem abrir um negócio”, comenta.

Neste ano, por conta do isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, as apresentações ocorreram de forma online, sem prejuízos aos grupos. “Os professores utilizaram as ferramentas para as aulas de forma interativa que levaram aos alunos uma vivência parecida ao que seria em sala de aula. “Achei proveitoso. Quanto às orientações para o projeto, por ser remoto, acho que até foi melhor. Tivemos duas orientações via Google Meet, no entanto, o orientador estava sempre à disposição para atender nossas dúvidas. Foi espetacular!”, acrescenta Nardi.

Outro aluno, do curso de MBA em Gestão Empresarial, Bruno Yudi Fernandes Pereira, desenvolveu o projeto Click Car, também em grupo. O estudante aprova a substituição do Trabalho de Conclusão de Curso para o projeto de startup.

“O projeto de startup foi excelente pois nós ampliamos nossa visão diante dos requisitos essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Isso se torna um imenso aprendizado em que posso impulsionar minha carreira”, salienta Pereira.

O estudante acrescenta ainda que as contribuições dos avaliadores foram fundamentais para o melhoramento do projeto. “Foi engrandecedor. Eles nos deram orientações sobre pontos que não percebemos”, conclui.

Os projetos participarão, ainda este ano, da Competição de Startups. Um evento já tradicional na Pós-graduação da Toledo Prudente que convida avaliadores do mundo dos negócios e premia as melhores ideias. Já estamos ansiosos!

TIE: Alunos apresentam soluções para enfrentar pandemia

Vamos conhecer as ideias?

Moda com Você

O projeto de Statup Moda com Você tem o objetivo de prezar pelo bem-estar de todos os consumidores e tornar o processo de compra em uma maneira rápida, simples e mais econômica, facilitando a conexão entre o consumidor e a moda.

Index

O Index surgiu com o objetivo de proporcionar uma nova experiência para as pequenas e médias empresas ou para profissionais liberais quanto ao uso de sistemas de gestão. A missão da startup é atender as necessidades, melhorar a rentabilidade dos clientes por meio da contribuição na área de controle gerencial.

Reserva lá

O Reserva Lá é uma empresa que tem o objetivo otimizar o dia-a-dia dos clientes de estabelecimentos alimentícios, oferecendo, em tempo real, a ocupação dos restaurantes, mesas disponíveis para reservas e compartilhamento de informações entre os usuários.

Pet Feed

A Pet Feed é uma plataforma que atua em parceria com empresários e autônomos do mercado pet para conectá-los aos seus clientes, assim facilitando e impulsionando suas vendas.

Reciclalink

O aplicativo propõe conectar os geradores de resíduos ao beneficiário do material. Busca por meio de boletins e materiais publicitários informar a população sobre os benefícios econômicos, ambientais e sustentáveis que a prática de separação do lixo fornece para o município e gerações futuras.

HelpHouse

A HelpHouse é um aplicativo que permite conectar pessoas que buscam fazer orçamentos e negociar serviços essenciais aos prestadores de serviços, como diaristas, encanadores e eletricistas.

Click Car

Através de um site de busca a Click Car é uma empresa que chegou para guiar os usuários de veículos leves com objetivo de direcioná-los aos mais pontuados e especializados centros de reparos automotivos.

Educatea

A Educatea é uma startup que tem o objetivo de oferecer suporte e facilitar o dia a dia dos pais e familiares de pessoas com transtorno do espectro autista. O aplicativo permitirá a localização de escolas, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais especializados nesse tipo de transtorno, além de disponibilizar jogos e atividades interativas.

Fantasy Game – Torneio De Pesca

O APP da GoldFish irá destacar os perfis de acordo com a região e a colocação do perfil no Ranking de pescadores. A GoldFish será um aplicativo onde os pescadores poderão jogar e pontuar com os peixes que capturam na vida real, além de registrar suas capturas e compartilhá-las em outras redes sociais.

Student Support

O Student Support foi desenvolvido como um aplicativo para fornecer um atendimento ágil, prático, para atender a todos os alunos e não alunos que desejam ter dúvidas esclarecidas sobre uma instituição.

Star Fuel

A Star Fuel nasceu da ideia de levar aos usuários uma forma de economizar ao realizar o abastecimento em seus veículos, levando informação de distâncias dos postos demonstrados, valores do combustível de preferência do consumidor, trazendo também outras informações necessárias, tudo isso em tempo real.

Love Pet

A Love Pet é uma plataforma para conectar os amantes dos pets a serviços e cuidados aos nossos melhores amigos, como clínicas veterinárias, serviços de pet shop, serviços de hospedagem, creches e de passeios, tudo com qualidade e segurança.