DE MALAS PRONTAS

Professor de Arquitetura da Toledo Prudente fará doutorado na Nova Zelândia

O docente realizará a pesquisa na Universidade de Auckland. O trabalho terá como foco as filosofias aplicadas na Arquitetura.

Julhia Marqueti

04/12/2023

A Toledo Prudente é aquele Centro Universitário que faz questão de reforçar que todos os sonhos são válidos. Por isso, a instituição é um local onde todos sonham juntos, sejam alunos, docentes ou colaboradores.

E, além dos sonhos em conjunto, todos têm seus sonhos individuais, como é o caso do professor de arquitetura e urbanismo, Alfredo Zaia. O arquiteto está indo indo fazer doutorado na Nova Zelândia, com foco no assunto que sempre o interessou: filosofias aplicadas na arquitetura.

Na Universidade de Auckland, o docente foi aprovado no doutorado em PhD in Creative Artes and Industries, na Faculdade de Arquitetura, tendo como título de pesquisa "O Lugar do Corpo Sem Órgãos em Porto Maravilha, Rio de Janeiro, Brazil".

“Ainda em Prudente, eu realizava uma pesquisa com o professor Hélio Hirão sobre filosofias aplicadas na arquitetura e um dos temas me chamou a atenção, que é relacionado ao filósofo Gilles Deleuze. Por isso acabei me interessando pela área para fazer o doutorado, porém não foi um tema fácil de encontrar aqui no Brasil e tive que procurar fora”, explica o professor.

Segundo ele, dois nomes apareceram como possíveis orientadores: um de Sidney, na Austrália e o outro, da Nova Zelândia.

“Eu entrei em contato com eles, falando sobre a pesquisa e se havia oportunidade. No fim, eu passei nos dois, mas em um eu não consegui bolsa e, na Nova Zelândia acabou dando tudo certo, mas apesar de eu estar indo para lá, ainda vou ter como orientador os dois, mesmo com a distância, porque ambos já se conhecem”, enfatiza o docente.

O sonho do professor Alfredo vinha sendo alimentado desde 2020. Porém, a pandemia do Covid-19 e um problema familiar fez com que o sonho tivesse que ser adiado. Mas, após quase quatro anos, Alfredo está de malas prontas para embarcar nessa aventura em busca de mais conhecimento.

“Está sendo um sonho, é um tema que sempre quis fazer e, é claro que é uma boa oportunidade de morar em outro país. Por outro lado, há a expectativa e também as incertezas, ainda mais me despedindo da Toledo Prudente após tantos anos sendo bem acolhido, fico chateado. Mas serão quatro anos de experiências novas, desafios e espero voltar e retribuir de alguma forma”, finaliza o docente.

É válido destacar que o professor repassou a paixão dele pelo tema para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, da Toledo Prudente. Afinal, ele foi responsável pelo projeto de desenvolver um PodCast com objetivo discutir conceitos da Filosofia aplicadas à área de Arquitetura e Urbanismo.

O programa, chamado ‘“Razão Urbana", está disponível no Youtube e também já foi tema de uma notícia: leia aqui!