ALÉM DA SALA

Grupo de Estudos desenvolve PodCast relacionado a Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

Atividade é promovida pelo professor Alfredo Zaia, juntamente do Grupo de Estudos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente.

Julhia Marqueti

16/10/2023

Não é de hoje que o Podcast está ganhando espaço e diversas funções, inclusive para ensinar. Pensando nisso, o professor Alfredo Zaia, juntamente com as alunas do Grupo de Estudos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, desenvolveu o PodCast chamado “Razão Urbana".

Segundo o professor, o programa tem como objetivo discutir conceitos da Filosofia aplicadas à área de Arquitetura e Urbanismo. Durante os episódios, serão abordados os conceitos das obras de Deleuze e Guattari, suas referências filosóficas e demais seguidores. Entre os temas inclui-se: Territorialidade, Subjetividade; Afetos; Corpo sem Órgãos; Montagem e Rizoma.

“Ao longo das gravações vamos entender em que aspecto a filosofia pode ser aplicada. Por meio dela, buscaremos entender um aspecto mais social da Arquitetura, ou seja, vamos trabalhar com as ideias das minorias nas cidades, sem a ideia produtiva”, explica Alfredo.

No primeiro episódio, já disponível na plataforma do Youtube, o tema foi “Abcdário de Deleuze - ‘A’ a ‘E’’. Ele foi discutido e estudado a partir de uma entrevista dada por Deleuze.

“Podemos considerar que é uma experiência oferecida de um modo mais dinâmico quando comparado a uma aula e que  pode ficar registrado, tanto para uso próprio quanto para passar esse conhecimento adiante. Tenho notado que os alunos se animaram mais por meio dessa iniciativa e se tornaram mais participativos também”, afirma o professor.

Longe dos métodos de sala de aula, Alfredo destaca ainda a experiência diferenciada que as alunas estão tendo.

“Não vejo como método de ensino, mas sim como uma experiência de entender as relações urbanas e analisar projeto de Arquitetura através da filosofia. A experiência auxilia o aluno a dar significado para aquilo que ele projetou através de um olhar social e mais aprofundado”, finaliza.

Para saber mais do projeto e acompanhar os episódios, basta acessar o canal “Razão Urbana”, no YouTube. A próxima gravação já está marcada para o dia 25 de outubro.