18 ANOS

ETIC: maior evento de celebração à ciência da Toledo Prudente

Neste ano, ele acontece nos dias 26 e 27 de setembro; inscrições para alunos e professores das IES já estão abertas.

Bárbara Munhoz

11/07/2022

O ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica) está chegando e mantém viva a tradição de quase duas décadas voltadas ao incentivo e à valorização da pesquisa, do ensino e da extensão. Realizada anualmente, a iniciativa reúne produções de alunos e professores de diversas instituições do Ensino Superior, consagrando-se o maior evento de celebração à ciência da Toledo Prudente.

Emprestando o nome do “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé”, a 1ª edição do ETIC, àquela época intitulado Encontro de Iniciação Científica da Toledo, aconteceu em 2005, com a apresentação de trabalhos científicos por graduandos, pós-graduandos e profissionais de Presidente Prudente e região.

No ano seguinte, junto ao II Encontro de Iniciação Científica, ocorreu o I Encontro de Extensão Universitária, eventos que, em 2009, foram acrescidos do I Encontro de Iniciação Científica para o Ensino Médio e, a partir de então, foram unificados e denominados ETIC.

18ª edição do ETIC acontece nos dias 26 e 27 de setembro

As edições de 2010 e 2011 foram marcadas pela ampliação do número de participantes de IES (Instituições de Ensino Superior) de outros Estados. Já em 2012, o evento ganhou avaliação externa de pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), devido à inclusão da instituição no programa de bolsas de iniciação científica da entidade.

O agora

Após dois anos de pandemia, o Encontro Toledo de Iniciação Científica volta a ser presencial, nos dias 26 e 27 de setembro. Em sua 18ª edição, aborda o tema “Universo Digital, Inteligência Artificial e os Reflexos nas Relações Humanas”.

“Trata-se de um espaço privilegiado para a divulgação da produção científica de alunos e docentes”, reforça a coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário, Carla Destro, sobre o evento em que são compartilhadas experiências por meio da divulgação de pesquisas científicas concluídas e em andamento.

Mas não só isso. O ETIC também conta com palestras, painéis e workshops que abordam temas ligados ao ensino, pesquisa e extensão, tornando-o completo e atrativo não só para pesquisadores, mas admiradores da produção científica acadêmica no geral.

As inscrições já estão abertas e vão até 25 de setembro. Aos interessados em expor suas produções, o envio dos trabalhos deve ser realizado até o dia 16 do mesmo mês. Este ano o evento será híbrido e terá carga horária de até 24 horas, o equivalente a 4 horas por período.

Inscreva-se aqui!

Serviço: para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Apoio Acadêmico (EAA), por meio do telefone (18) 3901-4000 ou do e-mail nepe@toledoprudente.edu.br. O horário de atendimento é das 12h às 17h e das 18h às 21h.