ACOLHIMENTO

Toledo Prudente realiza ações de prevenção e conscientização no “Setembro Amarelo”

Atividades serão voltadas a alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral.

Mariane Peres

01/09/2021

Investindo sempre no bem-estar e na saúde mental dos alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral, a Toledo Prudente realizará diversas ações para conscientização ao “Setembro Amarelo”. As atividades, com foco em acolhimento, serão realizadas pelos setores do RH, Extensão e Pesquisa e Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido para esta ação porque desde 2003 foi estipulado o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em 10 de setembro.

LEIA TAMBÉM
Parceria entre Toledo Prudente e UNIS possibilita mobilidade nacional aos alunos
Direito da Toledo Prudente aprova novo parecer na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Conforme a analista pedagógica da Toledo Prudente, Mariana Custódio, as atividades ocorrerão ao longo de todo o mês de setembro. “O objetivo desse planejamento será ampliar conhecimentos, prevenir e conscientizar a comunidade educacional sobre o tema do suicídio por meio de ações de acolhimento e orientações para a identificação de sinais geralmente associados a depressão”, explica.

Entre as ações desenvolvidas pelos setores do Centro Universitário, estarão:

- Palestras: para disseminação de conhecimento, acolhimento e valorização da vida e sobre identificação dos sinais para prevenção do suicídio;

- Exposição: espaço presencial “Good Vibes” para propagação de frases de acolhimento e motivação. As frases poderão ser submetidas virtual ou presencialmente por discentes, docentes e colaboradores. As mensagens também serão divulgadas no portal para os discentes e docentes que permaneceram remotos;

- Drops: Compartilhamento de matérias, mensagens reflexivas e informações sobre a temática com indicação de materiais para estudo e aprofundamento, como textos, filmes, vídeos entre outros.

E você já pode garantir a sua vaga nas palestras!

Palestra - Setembro Amarelo: falando sobre a vida

Data: 17/09, às 18h

Convidada: Claudia Eloisa dos Santos

INSCREVA-SE!

Palestra - Qual é o seu jeito de ser feliz?

Data: 24/09, às 18h
Convidada: Rogéria Saez Duarte

INSCREVA-SE!

Conscientização e prevenção

Dados do Ministério da Saúde apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente, entre os jovens. Cerca de 96,8% deles estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

É por isso que a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, como em instituições de ensino, a exemplo da Toledo Prudente, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.