NA PRÁTICA

Há dez anos, parceria entre Defensoria Pública e EAAJ prepara alunos para o mercado jurídico

Estudantes do curso de Direito da Toledo Prudente têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos.

Mariane Peres

15/07/2021

Parceria de sucesso somada ao pioneirismo. Assim pode ser definido o convênio firmado entre o curso de Direito da Toledo Prudente e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Por meio dele, os alunos selecionados para estágio no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) compõem uma equipe de prestação de serviço aos assistidos. Dessa forma, além de proporcionar vivências jurídicas diferenciadas aos estudantes, contribuindo com a formação deles, ainda é possível fomentar a responsabilidade social dos mesmos. 


Conforme o defensor público do Estado e coordenador regional em Presidente Prudente, Danilo Pereira Leite, a contribuição do Centro Universitário tem sido de grande valia ao longo da parceria, iniciada há dez anos. 

“A Defensoria Pública iniciou suas atividades em Presidente Prudente com apenas quatro defensores. Assim, a assistência jurídica à população vulnerável somente se mostrou viável com a parceria com a Toledo Prudente, cuja excelência no trabalho desenvolvido pelos profissionais e alunos resultou nessa relação que já dura uma década”, explica.  

LEIA TAMBÉM
Você sabe o que é o Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente?
Núcleo de Prática Jurídica realiza mais de 14.200 atendimentos em três anos

Ainda segundo o profissional, formado em 2009 pela Toledo Prudente, a parceria traz também ganhos ao Centro Universitário, “pois dá visibilidade a importantes temas institucionais, trabalhando, em nível acadêmico, matérias que envolvem direitos de minorias e dos grupos socialmente excluídos”. 

“A Toledo Prudente preza por atendimentos humanizados e individualizados, tão essenciais à Defensoria Pública, que justificam as avaliações positivas dos usuários para lá encaminhados. Também auxilia os defensores públicos a conseguir atender a grande demanda da cidade, permitindo a expansão de seus trabalhos para outras comunidades carentes da região”, ressalta o defensor.  

A aluna do 9º termo do curso de Direito da Toledo Prudente e estagiária do EAAJ, Glazielly da Costa Barbosa (FOTO 1), diz ser uma grande oportunidade poder aplicar e vivenciar toda a teoria jurídica aprendida em aula. “O EAAJ, por meio do Núcleo, expande o raciocínio dos alunos. Além disso, abre muitas portas por ensinar-nos como atuar em vários casos diferentes”, diz. 

Ela ainda ressalta como o convênio entre a Toledo Prudente e a Defensoria Pública gera aprendizado e possibilidades de atuação aos estudantes. “Adquiri muito conhecimento prático e também teórico, os quais eu não possuía ainda. Sou muito grata ao EAAJ, por me proporcionar uma visão completamente diferente do Direito”, pontua.
 

Também aluna do 9º termo de Direito e estagiária do EAAJ, com prestação de serviço à Defensoria Pública, Isabela Monteiro (FOTO 2), conta que “essa experiência possibilita aos alunos o contato com a profissão, assim como com profissionais da área atuantes em órgãos públicos e privados”. “A importância do Escritório na minha vida acadêmica é muito grande, pois obtive muitos ensinamentos por meio de produção de prática, pesquisa de jurisprudência e atendimento ao público”, diz. 

O defensor público Danilo Pereira Leite ainda pontua que, mesmo diante ao embasamento teórico que compõe o curso de Direito, a prática possibilita um melhor entendimento da profissão. “É de grande relevância no desenvolvimento do aluno, pois permite a vivência da prática forense, com atendimento de público, elaboração de minutas, peticionamento eletrônico, processo digital, problematização de casos e aplicação concreta do conteúdo teórico fornecido na graduação”, finaliza.  

A professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Ligia Fructuozo, ressalta que por meio do departamento e suas composições, como EAAJ e Fórum Simulado, os estudantes são preparados para os desafios do mercado de trabalho, como exemplo, a necessidade do uso da tecnologia jurídica no exercício da profissão. “Esta é a realidade do Poder Judiciário e exigência do mercado de trabalho atual, nos quais o jurista se depara com o processo judicial eletrônico, audiências virtuais, inteligência artificial, banco de dados, sustentação oral nas instâncias superiores, visual law, além da advocacia 4.0. Todas elas trazidas pela era digital e, agora, mais impactadas pelas transformações causadas pela pandemia”, conclui. 

Serviço: os interessados em atendimento pela Defensoria Pública devem entrar em contato com o órgão para encaminhamento. Em Presidente Prudente, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo fica localizada à Rua
Comendador João Peretti, nº26, no Jardim Paulista.