INÍCIO DA CARREIRA

Profissionais relembram experiências no Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente

Seja pelo EAAJ ou Fórum Simulado, atuação no Direito começa ainda na graduação.

Mariane Peres

16/06/2021

Advogados, delegados, promotores, defensores públicos, juízes, entre os profissionais, para conquistar uma carreira sólida e de sucesso tiveram um ponto em comum: atuar na carreira jurídica ainda na graduação. Na Toledo Prudente, os alunos do curso de Direito podem praticar o conhecimento teórico desde cedo por meio dos setores que compõe o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Por lá, já passaram centenas de profissionais de sucesso que atuam no Brasil e no exterior.

Entre os muitos exemplos do Centro Universitário, está Fernando Tolomei (FOTO 1), que concluiu a graduação na instituição em 2011. Ele, que é defensor público na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em exercício na Regional de Presidente Prudente, atuou no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), onde pôde colocar em prática tudo o aprendia em sala de aula.

“Como eu não havia feito estágio durante a faculdade, salvo os obrigatórios, foi no EAAJ, com seus coordenadores e colegas mais experientes que pude vivenciar a prática do Direito. Foi lá que protocolei minha primeira petição, pude participar de minha primeira audiência, bem como promover, diariamente, o atendimento à população usuária dos serviços do EAAJ”, relembra.

LEIA TAMBÉM
Direito da Toledo Prudente é o melhor do mundo no idioma em português da Competição de Washington
Na contramão da pandemia, aluna da Toledo Prudente transforma projeto de sala de aula em negócio próprio

Ainda segundo o defensor público, foi durante à prática no EAAJ que ele decidiu pela carreira pública. “Durante o período em que atuei junto ao EAAJ, pude desempenhar atividades que eram muito semelhantes às que um defensor público tem no seu cotidiano. A Toledo Prudente, com sua conhecida faculdade de Direito, além de introduzir seus alunos no mundo jurídico, dá a eles condição de adquirir uma bagagem acadêmica que lhes permita, no futuro, competir com seriedade nas mais diversas vertentes possíveis, como exemplo, em advocacia, concursos públicos e docência”, pontua.

Formado na turma de Direito de 2012, o advogado João Luiz Zanatta Rodrigues de Moraes (FOTO 2) afirma que todo o preparo recebido no Núcleo de Prática Jurídica, por meio do EAAJ, foi de extrema importância para seu ingresso na área da advocacia.

“Sempre atuei no mercado privado. Por meio da Toledo Prudente, tive a oportunidade de estudar e trabalhar na faculdade. Quanto à bagagem teórica, o nível de qualidade é altíssimo, assim como o quadro de professores e profissionais”, aponta.

Para profissional, foram as experiências obtidas por meio da prática ainda na graduação que engrandeceram seu desenvolvimento profissional. “Hoje sou advogado expertise de um escritório, na área Empresarial, com atuação em nível nacional. A dica que posso dar aos colegas que iniciam na vida como advogado, é buscar o conhecimento e especialidade sempre”, finaliza.

O advogado Bruno Henrique Fares (FOTO 3), graduado em 2017 pelo Centro Universitário, optou por alçar voos na capital paulista. Sua experiência na operação do Direito começou já no primeiro ano do curso, por meio do EAAJ. “Foi um divisor de águas no meu desenvolvimento profissional e acadêmico, principalmente, por adquirir um olhar prático do Direito, e a postura profissional necessária ao mercado de trabalho”, explica.

Segundo o profissional, mesmo diante aos desafios, devido à mudança de cidade e de rotina, ele se sentia preparado para esta nova etapa na carreira. “Decidi buscar oportunidades e novos rumos profissionais. Mudar é sempre positivo, no meu caso foi primordial para meu desenvolvimento pessoal e profissional”, conclui o advogado que atualmente mora em São Paulo (SP) e atua na área Trabalhista Estratégico e Consultivo Empresarial.

Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica é um setor da Toledo Prudente responsável pela qualificação prática e também pelos estágios obrigatórios, conforme explica a coordenadora do NPJ, a professora Ligia Fructuozo. Por oferecer atuação completa, o Núcleo é composto pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), Fórum Simulado e ainda mantém convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.