INSUPERÁVEL

Direito da Toledo Prudente é o melhor do mundo no idioma em português da Competição de Washington

Centro Universitário conquistou o primeiro lugar nas categorias “Melhor Memorial das Vítimas” e “Melhor Orador das Vítimas”.

Mariane Peres

28/05/2021

O Direito da Toledo Prudente conquistou duas premiações na maior competição jurídica dos Estados Unidos, a Inter American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT), que ocorre anualmente em Washington. Com isso, o Centro Universitário se destaca como a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) do mundo nas categorias “Melhor Memorial das Vítimas” e “Melhor Orador das Vítimas” no idioma português. Essa é a 11ª vez que o Centro Universitário participa da IAMOOT.

A competição conta com subdivisões por categorias, sendo que, em cada ano, as IES representam um papel dentro do caso hipotético. Em 2021, a Toledo Prudente atuou como “vítima”. A partir disso, é formulado e enviado um memorial escrito e eleito um orador para abordagem do caso. Depois, as competições são realizadas conforme o idioma, sendo: inglês, espanhol e português.

O Centro Universitário foi representado pelas alunas Amanda Yamaguchi da Silva e Isabela Mendes Berni, ambas do sétimo termo. A abordagem foi do caso hipotético sob o tema “Direitos Humanos e Estados de Emergência: crise inesperada e novos desafios”, sendo conduzido conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

A estudante da Toledo Prudente, Amanda, venceu como a “Melhor Oradora”. Para ela, o resultado dessa competição é muito importante, pois trouxe um enorme engrandecimento pessoal e profissional. “A sensação desta vitória é indescritível. Sou muito grata a Deus e a Toledo Prudente pela preparação e oportunidade, e também a todo o apoio dado pelos professores, Lucas Octávio Noya dos Santos e João Pedro Gindro, e o coordenador do curso, Sérgio Tibiriçá”, ressalta.

Segundo Isabela, para obter resultados tão positivos, ela buscou muito conteúdo sobre o assunto abordado. “Intensifiquei a pesquisa de precedentes, resoluções, pareceres e opiniões consultivas do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, outros Sistemas Regionais e o Sistema Universal (ONU)”, diz.

Conforme o professor e coordenador de competições da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, esse resultado ratifica que o Direito da Toledo Prudente está entre os melhores do mundo, e também, é o melhor no idioma português.

“Somando-se ao fato de que a nossa equipe foi para a semifinal da competição, qualificando-se entre as 12 melhores do mundo, bem como com esses dois resultados em categorias específicas, significa que a Toledo Prudente investe em seus alunos e qualifica com o que há de melhor na academia jurídica”, pontua.

Ainda segundo ele, essas oportunidades “propiciam uma super experiência internacional aos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências relacionadas à boa técnica jurídica, capacidade argumentativa, raciocínio lógico-jurídico e pesquisa”.

Para o coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá, esse resultado é excelente e mostra a solidificação do ensino oferecido pela instituição. “É importante ressaltar que na competição estavam as melhores instituições do mundo, tanto públicas quanto privadas, e estar entre as três primeiras é algo excepcional”, afirma.

Participaram também das pesquisas para a realização da competição as alunas:
- Caroline Marques
- Giovanna Bocchi
- Lorena Novaes
- Thaline Bogalho

Entenda as premiações da Toledo Prudente

IAMOOT trata-se de um julgamento simulado com um caso hipotético, conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Na categoria "Melhor Orador das Vítimas" analisa-se a capacidade de argumentação e também o conhecimento sobre Direito Internacional e Direitos Humanos individual de todos os mais de 100 competidores na qualidade de representantes das vítimas de violação de direitos humanos (uma espécie de acusação).

Como a competição é em nível internacional e recebe equipes do mundo todo, a categoria é dividida entre idiomas português, espanhol e inglês. Sendo assim, a aluna vencedora da Toledo Prudente, Amanda, foi considerada a melhor oradora representante das vítimas em português.

Já na categoria "Melhor Memorial das Vítimas" analisa-se a qualidade da defesa escrita realizada pelas competidoras, Isabela e Amanda, com base no caso hipotético na condição de representantes das vítimas de violação de direitos humanos (também uma espécie de acusação). Nessa categoria, o Centro Universitário também obteve a primeira colocação.

Em 2012, a Toledo Prudente conquistou o título de “Melhor Orador” em português ao aluno João Victor Mendes de Oliveira, que atualmente, é professor do curso de Direito.

Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos