CONHECIMENTO PRÁTICO

Núcleo de Prática Jurídica realiza mais de 14.200 atendimentos em três anos

Setor oferece aos alunos do curso de Direito da Toledo Prudente contato com a rotina de um escritório, prestação de serviço jurisdicional, assim como atuação em audiências.

Mariane Peres

28/06/2021

Com foco em proporcionar prática profissional e contribuir com a sociedade, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Toledo Prudente, oferece aos alunos do curso de Direito contato com a rotina de um escritório, assim como prestação de serviço jurisdicional. Só para se ter uma ideia, por meio do setor, nos últimos três anos, foram realizados 14.236 atendimentos.

Conforme explica a professora e coordenadora do NPJ, Ligia Fructuozo, este departamento é “responsável pela qualificação prática e também pelos estágios obrigatórios”. “Por oferecer atuação completa, o Núcleo ainda é composto pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), que mantém Convênio com a Defensoria Pública, e o Fórum Simulado”, ressalta.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Núcleo, de janeiro de 2018 a maio de 2021, ingressaram no EAAJ 3.693 ações. Destas, seguem em andamento 2.224 ações. O supervisor de prática jurídica no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), Gabriel Teixeira, ressalta que a contribuição dada ao desenvolvimento do aluno corresponde ao amadurecimento profissional o qual é proporcionado.

Você sabe o que é o Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente?
Prefeito Ed Thomas grava podcast com alunos da Toledo Prudente

“A grande maioria dos que comparecem e exercem as atividades do escritório, a nível de contratação ou do estágio supervisionado IV, não possuem experiências profissionais prévias, especialmente no âmbito do Direito. Neste sentido, o escritório proporciona a fusão entre os conhecimentos teóricos, obtidos em sala de aula, com a prática e a rotina de um escritório jurídico, no qual o enfoque é no aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas dos alunos” salienta o supervisor.

Entre os muitos diferenciais do NPJ da Toledo Prudente, está o fato de que alunos da graduação, assim como da pós-graduação em Direito, podem ingressar no EAAJ para vivenciar a prática profissional. “A nível de pós-graduação, além das atividades cotidianas da prática forense, os alunos também realizam experiências de estágio docente. Portanto, há uma preocupação também de que estes tenham contato com esse viés acadêmico para, eventualmente, continuarem essa trajetória de especialização”, ressalta Teixeira.

Ainda por meio do Núcleo, os estudantes são preparados para os desafios do mercado de trabalho, como exemplo, a necessidade do uso da tecnologia jurídica no exercício da profissão, como explica a coordenadora Ligia. “Esta é a realidade do Poder Judiciário e exigência do mercado de trabalho atual, nos quais o jurista se depara com o processo judicial eletrônico, audiências virtuais, inteligência artificial, banco de dados, sustentação oral nas instâncias superiores, visual law, além da advocacia 4.0. Todas elas trazidas pela era digital e, agora, mais impactadas pelas transformações causadas pela pandemia”, pontua.

Dessa forma, a atuação prática dos alunos no EAAJ, junto ao Convênio com a Defensoria Pública, proporciona à sociedade, um serviço jurídico de qualidade e gratuito. “Conseguimos contribuir com a assistência jurídica gratuita prestada pela Defensoria Pública, assegurando esse importante direito constitucional dos cidadãos”, conclui o supervisor de práticas, Gabriel Teixeira.