SAÚDE E BEM-ESTAR

“Olhe Para Você” traz palestra com o neurologista Armênio Alcântara

Médico dará dicas sobre como utilizar a memória e atenção para a evolução de aprendizagem.

Mariane Peres

25/05/2021

Visando contribuir com as readaptações do “novo normal”, estimulando o autoconhecimento, bem-estar e aprendizagem, a Toledo Prudente realizará o último episódio deste semestre da série online “Olhe Para Você”. O evento gratuito, que será no dia 1º de junho, às 18h, trará o convidado Armênio Alcântara Ribeiro, médico neurologista.  

QUERO PARTICIPAR! 

A palestra, que é voltada a todos os alunos, professores e colaboradores da Toledo Prudente, acontecerá de forma online pelo Google Meet. Para participar, é preciso se inscrever no link 

O encontro abordará o tema “Aprenda a usar a ATENÇÃO a seu favor”, trazendo dicas práticas de como filtrar as informações recebidas, sabendo selecionar as que de fato são importantes e dispensar àquelas que não contribuirão com nosso crescimento pessoal. 

 

LEIA TAMBÉM
Direito da Toledo Prudente aprova maioria em concurso de estágio da Procuradoria
Na contramão da pandemia, aluna da Toledo Prudente transforma projeto de aula em negócio próprio

Conforme o doutor Armênio Alcântara, todos nós temos habilidades cognitivas que nos permite utilizar nosso cérebro para pensarmos, aprendermos, lembrar de compromissos e tarefas, raciocinar, entre outras tantas capacidades. Por isso, manter o foco e ter concentração, ou seja, manter a atenção, nos permite evoluir academicamente.  

“Não temos como manter a mesma capacidade de atenção e concentração durante longos períodos, isso é aceitável, mas algumas pessoas apresentarão dificuldades acima da média, o que poderá caracterizar um transtorno. Independente de uma patologia ou não, podemos exercitar nossa capacidade de atenção e memória, sempre com muita dedicação. Lembro que só temos melhores resultados acadêmicos, através de intensidade e frequência dos estudos”, ressalta o médico convidado. 

A psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim, afirma que dar atenção e seletividade a fatos importantes auxiliam na compreensão das necessidades diárias. “São as informações que nos ajudam no sentido de facilitar a organização e o planejamento daquilo que necessitamos em determinados momentos de nossas vidas”, pontua. 

Conheça o palestrante
Armênio Alcântara Ribeiro é médico pediatra com residência em neurologia infantil. O profissional, que atua como professor universitário e palestrante, tem vasta experiência em Ciências da Saúde, transtornos de aprendizagem, deficiência cognitiva, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), distúrbios de desenvolvimentos, entre outras áreas neurológicas.