CARREIRA PROMISSORA

Marketing Digital é a profissão do futuro, apontam pesquisas

Comunicação entre consumidor e web intensifica as vendas e reforça as marcas; Toledo Prudente oferece a graduação com ênfase nas necessidades do mercado.

Mariane Peres

22/04/2021

A competitividade do mercado e o acesso a novas tecnologias têm tornado a carreira em Marketing Digital cada vez mais promissora. A necessidade em evidenciar serviços, marcas e produtos fez com que empresas passassem a investir em setores e profissionais especializados em estratégia de marketing na internet.

Outro fator considerável para essa ascensão foi o fim das “barreiras geográficas”, ou seja, independente de onde tiver localizada, uma empresa pode vender para todo o Brasil e, até mesmo, no mundo, desde que seja encontrada e chame a atenção dos clientes, e é aí que entra o Marketing Digital.

Dados da HubSpot revelam que 93% dos processos de compra começam por meio de uma pesquisa online. Além disso, era estimado que as compras em lojas virtuais crescessem cerca de 40% nos quatro últimos anos, entretanto, devido à força da internet em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o número chegou a 70%. 

LEIA TAMBÉM
Alunos criam podcast voltado a finanças por meio de grupo de estudos
Ensino remoto aproxima alunos da Toledo Prudente de profissionais renomados de diversas áreas

Esses resultados expressivos se devem, principalmente, aos profissionais de Marketing Digital. Eles utilizam ferramentas como redes sociais, técnicas de SEO, e-mail marketing, publicações patrocinadas, sites e aplicativos para se aproximarem de seus públicos na web.  

O coordenador de inovação da Toledo Prudente, Leonardo Lepre, explica que facilitar a comunicação entre a empresa e consumidor no pré e pós-venda de maneira direta e personalizada por meio do Marketing Digital é uma excelente maneira de fortalecer a marca. “Quando pensamos em marcas pensamos em pessoas. É na mente delas que as marcas se constituem e florescem”, ressalta.  

O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio. Para isso, o profissional do setor precisar ser criativo, estratégico, inovador, tecnológico e capaz de trazer soluções digitais efetivas. 

“Compreender no que sua marca é boa, como você muda a vida das pessoas e pelo o que você pode ser admirado vai te ajudar a encontrar o posicionamento da sua marca”, frisa Lepre.

O professor dos cursos de Marketing e Marketing e Publicidade do Centro Universitário, Tarcísio Coelho, compartilha da afirmação de Lepre e ainda ressalta que o profissional precisa ser capacitado para às necessidades do mercado, estando atento às tendências, readequações e mudanças de hábitos.

“Para chegar na experiência de consumo, uma estratégia árdua foi traçada pelo profissional que precisou aplicar pesquisas de hábitos de consumo, coletar dados, analisar o mercado, readequar produtos, definir metas, cumprir cronogramas, verificar canais de distribuição, renovar o posicionamento de marca, entre outros. Tudo isso para garantir uma comunicação eficiente e que a experiência seja a mais positiva possível ao cliente”, pontua.  

Cada vez mais, no Brasil e no mundo todo, os profissionais de Marketing Digital estão sendo requisitados. Só para se ter uma ideia, cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. E, provavelmente, eles não irão parar por aí. Com uma boa experiência de compra, certamente esses consumidores continuarão a comprar de forma virtual.

Para atender à alta demanda, a Toledo Prudente oferece o curso tecnólogo de Marketing Digital EAD com foco em potencializar marcas e produtos, com estratégias efetivas que atendam às necessidades do mercado.  

Com duração de dois anos, os profissionais saem aptos para: gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas; planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado; avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing; identificar e analisar canais de distribuição; planejar estratégias de comunicação com os consumidores e supervisionar as atividades de marketing. 

Outro diferencial deste curso são os projetos integradores, que proporcionam aos alunos vivência prática com empresas reais, ainda no início da graduação. 

Além deste curso, a Toledo Prudente oferece ainda as graduações em tecnólogo em Marketing - com duração de dois anos - e bacharelado, pelo período de quatro anos, em Marketing e Publicidade. Essas opções também te levarão ao mercado de trabalho de forma eficaz, pois possuem a grade curricular com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Serviço: são muitas as possibilidades de atuação dos profissionais formados nessas áreas, além de um vasto campo no mercado. Se você quer conhecer mais sobre a profissão do futuro e a EAD da Toledo Prudente clique aqui!