OPORTUNIDADES VIRTUAIS

Ensino remoto aproxima alunos da Toledo Prudente com profissionais renomados de diversas áreas

Atividades online proporcionam networking e vivência prática com a futura carreira aos estudantes

Mariane Peres

09/04/2021

Com a chegada da pandemia, muita coisa precisou ser readaptada, incluindo a rotina acadêmica da Toledo Prudente, que não parou para garantir uma Super Experiência a todos os alunos. E esse esforço coletivo proporcionou ainda mais oportunidades virtuais, como encontros com profissionais renomados de diversas áreas. 


Esta é uma forma de possibilitar que os estudantes conheçam ainda mais sobre o mercado de trabalho, tanto em órgãos públicos, quanto em empresas privadas, somado ao uso da tecnologia. Profissionais renomados e de diversas parte do Brasil estiveram com alunos da Toledo Prudente em eventos, aulas e atividades que favoreceram a troca de experiência. É o networking em um clique.

E, além de receber profissionais convidados durante as aulas, os grupos de estudos também têm contado com diversas participações de renome. O professor dos cursos de Direito e de negócios, Lucas Pires Maciel, que também coordena um grupo de estudos sobre Direito Tributário, ressalta a importância dessas adequações para manter um ensino de qualidade aos alunos.


LEIA TAMBÉM
"O Brasil precisa de contadores", afirma presidente do Sindicato
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física


“Essas participações especiais de renomados profissionais de várias áreas mostram aos nossos alunos a necessidade de uma constante preparação. Ademais, elucida a importância da temática proposta e os desdobramentos para as áreas do Direito, da Economia, Ciências Contábeis, Administração, entre outras”. 


Ainda segundo Maciel, o ensino remoto possibilitou muitas oportunidades, como exemplo, uma audiência simulada virtual junto à juíza, Dra. Ana Paula Miskulin, que contou com a participação de alunos nas funções de advogados, partes e testemunhas. 

E entre as muitas atividades que tiveram destaque entre os estudantes, está o vídeo gravado pela juíza responsável pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Justiça do Trabalho de Presidente Prudente (TRT-15), Dra. Vanessa Maria Sampaio Villanova Matos, vencedora da 9ª edição do prêmio “Conciliar é Legal”. Ela retratou sobre o funcionamento do órgão, rotina de trabalho e os benefícios da conciliação, “que atualmente é reconhecida não apenas na Justiça do Trabalho, mas também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.

CONFIRA O VÍDEO! 

 

O professor do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, que também ministra um grupo de pesquisa sobre cargas residuais, Elton Prado Reis, afirma que proporcionar esse networking entre alunos e profissionais, com o auxílio da tecnologia, tem possibilitado manter um ensino prático e eficaz, mesmo com o distanciamento social.

“O encontro permite que os alunos possam debater temas e discutir dúvidas, fazendo um maior contato com a pesquisa científica. Dessa forma, eles compreendem melhor o andamento do projeto e os passos a serem trilhados, como o preparo para apresentações em defesas, congressos, entre outras situações de maior profundidade no âmbito da pesquisa”. 

Todos os cursos de graduação, presencial e EAD, da Toledo Prudente contaram com profissionais convidados e seguem recebendo personalidades renomadas em suas atividades.


Além das juízas, entre os muitos profissionais que participaram das atividades, estão:

- Ramon Rocha Santos – advogado, procurador do município de Aracaju (SE), professor universitário, mestre e doutor em Direito. É membro eleito do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Município de Aracaju, além de já ter atuado como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB/SE). O profissional compartilhou experiências com alunos do curso de Direito.

- Lívio Augusto de Carvalho Santos – doutorando em Direito pela Universidade de Marília, mestre em Direito, advogado e servidor público. É vice-presidente da Comissão de Direito Tributário, professor universitário, palestrante e avaliador do Conpedi. Autor de livros e artigos científicos. O profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos de negócios.

- Rogério Mollica – advogado, professor universitário e mestre e doutor em Direito Processual. É fundador e ex-presidente do Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro). Vasta experiência em novo Código de Processo Civil, Fazenda Pública em Juízo, recursos, meios adequados de solução de controvérsia, e outros. O profissional compartilhou experiências com os alunos de Direito.

- Luciana Yoshihara Arcangelo Zanin  graduada em Direito com especialização em Direito Tributário pelo IBET e Direito Civil e Processual Civil. Membro Efetivo da Comissão do Contencioso Administrativo Tributário da OAB/SP. Advogada licenciada e conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal do Brasil (CARF). A profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos da área de negócios e Direito.

- Lucas Dhonson – analista de operações em mercados futuros, especialista em finanças coorporativas e mercados financeiros, atua como agente autônomo de investimentos da XP. O profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos da área de negócios.

Thomas Schluepmann – supervisor da CNH Motores, responsável pela linha de máquinas e veículos da Iveco, Fiat e New Holland. O profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos das áreas de engenharias e negócios.


- Ramiro Antezana    diretor de operações e tecnologia para a América Latina do Citibank. O profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos das áreas de negócios e engenharias.
  
- Rone Fernandes – diretor de desenvolvimentos de novos produtos da Volkswagen. O profissional compartilhou experiências com os alunos dos cursos de engenharias.