TI EM EXPANSÃO

Com significativa contribuição para Saúde, setor da tecnologia está entre os que mais crescem

Otimização e inovação têm contribuído não apenas com empresas, mas também no controle da Covid-19.

Mariane Peres

15/09/2021

A área da tecnologia está entre as que mais crescem no Brasil e no mundo. Conforme uma pesquisa do LinkedIn Brasil, em 2020, entre as 15 profissões emergentes, oito tinham relação direta com o setor. E essa previsão se mantém neste ano e certamente nos próximos. Cada vez mais, empresas e organizações de diversos segmentos optam por otimizar sistemas e inovar em seus serviços de forma tecnológica. Por isso, aqueles que desejam integrar essa fatia do mercado de trabalho, precisam se qualificar. 

Acompanhando as tendências e necessidades profissionais, a Toledo Prudente oferece graduações que melhor preparam os profissionais para essa área, como Sistemas de Informação presencial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD e Ciência de Dados EAD. Além de uma grade curricular completa e inovadora, eles contam ainda com aulas práticas, competições de robóticas, laboratórios multimídias, equipamentos modernos e de última geração, entre outros diferenciais.  

Só para se ter uma ideia, a demanda por esses profissionais tem sido tão alta que existe uma concorrência entre os bons profissionais, que chegam a receber salários que podem atingir a R$ 30 mil, conforme o porte da empresa e cargo exercido. Com a chegada da pandemia em 2020, essas constatações ficaram ainda mais evidentes.  


LEIA TAMBÉM
Toledo Prudente continua entre as melhores do Brasil
EAD é opção para quem busca flexibilidade

A necessidade do distanciamento social e precisão na aferição de dados para o controle da doença, fizeram com que os sistemas integrados online, aplicativos e softwares se tornassem ainda mais usados. E, conforme o professor da Toledo Prudente, Alisson Kuhn, que é especialista no setor, essa é uma “tendência” que veio para ficar, principalmente pela praticidade e resultados positivos que tem proporcionado. 

 

O docente ressalta que são muitos os fatores que têm contribuído para a expansão da tecnologia em todo o mundo, sendo os principais: “simplificação de processos das organizações, abrangência da comercialização de produtos através das plataformas de e-commerce, redução da necessidade de deslocamento dos clientes que podem adquirir seus produtos e serviços através de aplicativos, redução de custos operacionais das empresas com automação de processos, entre outros”. 

Ainda segundo Kuhn, que também atua com informatização na área da saúde, a Tecnologia da Informação (TI) tem colaborado de forma direta com a evolução da medicina nos últimos anos, propiciando grandes ganhos, como a contagem e registros de dados da Covid-19. 

“A TI contribui com a saúde através do registro efetivo das informações clinicas e recuperação e compartilhamento de dados, como exemplo os Prontuários Eletrônicos, que têm transmissão de resultados de exames e de informações dos pacientes em tempo real para qualquer lugar de forma instantânea”, explica.  

Outro diferencial, conforme o professor do Centro Universitário, é a Telemedicina. “O atendimento virtual de pacientes permite que médico realize a consulta através de vídeo chamada, a Telemedicina. Há ainda o apoio aos diagnósticos dos exames realizados através de inteligência artificial, a organização de processos das instituições de saúde, entre outras”, ressalta. 

Por ser uma área em ascensão, os profissionais precisam estar atentos às novidades para acompanhar o mercado, mesmo aqueles que já atuam em setores com crescente utilização da TI, como salienta a egressa do curso de Sistemas de Informação da Toledo PrudenteJéssica Patussi Mizukoshi, que é analista de sistemas pleno na Unimed Presidente Prudente. 


“É preciso estar sempre atualizado devido às constantes mudanças do setor, principalmente com o avanço rápido da tecnologia. No último ano, podemos perceber como ela auxiliou em diversos setores, a exemplo, a Saúde. O uso de Telemedicina e aplicativos virtuais de pré-atendimento se tornaram tão viáveis devido à boa estrutura tecnológica”, aponta. 


A professora do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Ana Paula Zanelatto, reforça a expansão do setor aos profissionais com qualificação. "O mercado de Tecnologia da Informação está aquecido, demandando cada vez mais profissionais qualificados. Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação [Brasscom], até 2024 haverá um déficit de 290 mil profissionais para atuação nesta área. Desta forma, os profissionais qualificados possuem grandes oportunidades de atuação em um mercado de trabalho que encontra-se em um cenário impactado pela aceleração da transformação digital e pelo surgimento de novas tecnologias", conclui.


Além de um mercado promissor, os cursos voltados à Tecnologia da Informação proporcionam uma carreia abrangente, com múltiplas possibilidades de atuação. Na Toledo Prudente os alunos são preparados com o que há de mais inovador e tecnológico, para estarem aptos a desenvolver suas habilidades profissionais em qualquer setor que escolherem.  

Serviço: para mais informações sobre os cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD e Ciência de Dados EAD, da Toledo Prudente, clique aqui!