Excelência e Regularidade

Toledo Prudente continua entre as melhores do Brasil

Mesmo com número crescente de IES no país, Toledo Prudente se mantém no topo no ranking do MEC

Paulo Sereguetti

26/04/2021

Ao se aproximar dos 60 anos de fundação, a Toledo Prudente Centro Universitário comemora seu posto permanente entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do país. São mais de oito avaliações do MEC (Ministério da Educação), sempre com notas que expressam regularidade na excelência de oferta de cursos superiores. 

 

De acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado na última sexta-feira (23), pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira), a Toledo Prudente aparece com Nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. 

 

Mesmo com o crescente número de instituições de ensino superior no Brasil, a Toledo Prudente continua liderando no quesito de oferta de ensino de qualidade. Para se ter uma ideia, só em 2019, foram avaliadas 2.070 IES. Dentre elas, apenas 21,64% conquistaram a mesma nota da Toledo Prudente. 


Ainda de acordo com o Censo da Educação Superior de 2017, o país tinha 2.448 instituições e em 2019, ano da divulgação do último Censo, esse número aumentou para 2.608. 

 

De acordo com o MEC, o IGC é um indicador de avaliação para a instituição. Para o cálculo, são levados em consideração a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio relativo aos cursos da instituição e, também, a média dos conceitos de avaliação dos cursos de mestrado e doutorados, vinculados junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No caso da Toledo, foram considerados apenas os conceitos da graduação. Segundo esse critério, a Toledo Prudente está entre os 8% melhores do país.

 

A qualidade de ensino na Toledo Prudente é expressa pelas avaliações do MEC, mas também pelo seis Selos OAB Recomenda, as notas acima da média nacional no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, os elevados índices de aprovação em concursos públicos e outros. Em todos resultados oficiais e rankings qualificados, a Toledo Prudente aparece no topo. 

 

Resultados expressos em números, assim como na vivência acadêmica proporcionada pela Toledo Prudente, que se dedica a ensinar e aprender, para transformar pessoas por meio da educação. Prova disso foi a sua atuação diante da pandemia do novo coronavírus. 

 

Enquanto o mundo aprendia o que era isolamento e distanciamento social, se adaptava as máscaras de proteção facial e adotava o uso álcool em gel, na Toledo Prudente, com bases sólidas e tecnológicas, os alunos continuaram suas graduações sem perder uma aula. Houve ainda muitos investimentos em treinamentos, equipamentos, softwares, laboratórios virtuais, empréstimos de notebooks e a adequação do Centro Universitário para receber os alunos sem colocar em risco a saúde deles, de professores e dos colaboradores. 

 

Para Zelly Machado, reitora da Toledo Prudente, a tradição no ensino superior do Centro Universitário garante bons índices atrelados à inovação, tecnologia e empreendedorismo. É por isso que a Toledo Prudente é tão desejada e a sua expansão, com a abertura de cursos na área da saúde e a EAD, foi tão assertiva. “Esse é resultado do trabalho regular, contínuo e consistente das equipes. Grandes desafios vêm pela frente, mas seguimos com confiança e sabedoria de estarmos no caminho certo”, disse a reitora. 


Para Adriana Mendonça, aluna do terceiro termo de Fisioterapia, ao escolher um curso é importante conhecer a reputação da instituição em avaliações do Ministério da Educação. “Essa nota reflete todo o cuidado que a Toledo Prudente tem com a gente, enquanto o aprendizado reflete no mercado de trabalho. Como aluna, percebo que o sucesso está nos professores doutores que gostam do que fazem e nos projetos relevantes que envolvem alunos e a sociedade. Isso faz toda a diferença”, afirmou. 

  

Para o professor Júlio César Barrios, que leciona nos cursos de negócios e tecnologia desde 2002, a Toledo Prudente entre as melhores não é uma surpresa, pois o resultado é fruto de um longo trabalho. “Nos meus 20 anos de docência aqui no Centro Universitário, fui testemunha do empenho e dedicação que a instituição sempre teve, procurando oferecer as melhores condições para que nós professores pudéssemos realizar o melhor trabalho e consequentemente oferecer o melhor aos seus alunos”, afirmou. 


Já para o professor Glauco Moreira, que leciona no curso de Direito desde 2013, a Toledo Prudente é uma instituição de ensino que há décadas investe em educação e por isso permanece neste seleto grupo das melhores do país. “Nós sabemos que o mercado de trabalho é exigente e por isso incentivamos nossos alunos a transformar suas vidas por meio da educação. O Centro Universitário oferece constantemente cursos de capacitação e incentiva o intercâmbio docente e discente com as maiores universidades do mundo. Posso citar ainda os investimentos em infraestrutura interna que nunca param. Tudo isso constitui o diferencial no ensino e aprendizado”, finalizou. 


Sua vez de ser Toledo Prudente 

Se você está em busca do seu diploma, essa é a sua hora! A Toledo Prudente está com inscrições abertas para o vestibular online para mais de 30 cursos de graduação presenciais ou EAD. 


Mas se você já é graduado, sua vaga pode estar em um dos cursos de pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário. 


E que tal o Mestrado? A parceria da Toledo Prudente com a Unisuam continua e, por meio dela, serão oferecidas novas vagas para o Mestrado Profissional em Desenvolvido Regional. Os interessados para a segunda turma, já podem garantir a sua inscrição.