CONTEÚDO VIRTUAL

Alunos criam podcast voltado a finanças por meio de grupo de estudos

Estudantes de diferentes cursos da Toledo Prudente se uniram em iniciativa para promover ações relevantes sobre o tema

Mariane Peres

19/04/2021

Seja para investir ou poupar rendimentos, cada vez mais pessoas têm buscado informações sobre a área de negócios. Atentos a essa procura, alunos do grupo de estudos “Finanças Corporativas e Mercados Financeiros”, da Toledo Prudente, se uniram para levar conteúdo "para fora" da instituição.

 

O primeiro trabalho nesse sentido foi a criação do “Stonks Podcast”, que está em seu segundo episódio e tem como objetivo promover o estudo de finanças e aproximar os universitários do meio profissional.  


O primeiro episódio trouxe como assunto central “macroeconomia e sua importância para investir”. Já o segundo, disponibilizado na última quarta-feira (14), oferece um debate sobre “Finanças Pessoais”.


LEIA TAMBÉM
"O Brasil precisa de contadores", afirma presidente do Sindicato
Veja as principais curiosidades da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

Para conhecer mais sobre o “Stonks Podcast”, os interessados já podem buscar o conteúdo na sua plataforma preferida, como, por exemplo Spotify, Deezer, SoundCloud. Outra maneira de acompanhar mais sobre o Grupo de Estudo e os bastidores das gravações e outros trabalhos é acompanhar o Instagram @financastoledo.

QUERO CONHECER @FINANCASTOLEDO


Participar de iniciativas promovidas por grupos de estudos e pesquisas garante um diferencial competitivo no mercado de trabalho, devido às múltiplas vivências práticas e acadêmicas. 


Nesta ação, as atividades desenvolvidas contam com alunos dos cursos de negócio do Centro Universitário, sendo: AdministraçãoCiências ContábeisGestão FinanceiraMarketingMarketing e Publicidade e Sistemas de Informação. Entretanto, elas se estenderão, por meio de diversos projetos e ações, a estudantes de todos os cursos da instituição e comunidade em geral.


Conforme o professor mentor do Grupo Finanças Corporativas e Mercados Financeiros da Toledo Prudente, Fernando Martinez Húngaro, a ideia de promover diferentes ações e envolver todos os interessados pelo assunto.

“Serão desenvolvidas atividades adicionais no âmbito de projetos específicos, os quais são: podcast, newsletter semanal, workshops, atuação junto ao Ensino Médio, entre outras”, explica. Inclusive, a gravação do podcast já está andamento.

Ainda segundo ele, “são alunos do próprio grupo que estão atuando em projetos extras". Porém, para os discentes dos demais cursos do Centro Universitário que tenham interesse em integrar a iniciativa, o professor salienta que “o processo seletivo ainda está em andamento”.  

“Além de mim, enquanto coordenador, temos como colaboradores os professores Murillo Paiano e Tarcísio Coelho, buscando não apenas contribuir com conteúdo, mas também aproximar alunos de outros cursos, não apenas os de negócios”, ressalta Húngaro. 


Entre as vantagens em participar de grupos de estudos e promover atividades extracurriculares, estão: a aproximação do mercado de trabalho e ampliação de networking; diferencial de atuação diante da competitividade do mercado de trabalho; desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e aprimoramento de softs skills.  

O aluno de Gestão Financeira, João André Domingos, que integra o projeto da Toledo Prudente, ressalta que a iniciativa proporciona aos alunos autonomia de atuação para criar ações e conteúdos a todos. “A ideia é ir além do âmbito institucional, podendo ofertar conteúdo também para escolas e pessoas interessadas no tema. Inclusive, já estamos em andamento com o projeto de podcast, que está em processo de produção”, pontua.  


E o futuro é muito promissor para esse grupo de alunos. O projeto de pensar as atividades e iniciativas inovadoras podem expandir e se tornar um Liga do Mercado Financeiro Universitário.

 

Conheça os membros:

 

- Fernando Martinez Húngaro (professor): Conselheiro e supervisor;
- Davi Gomes (aluno de Administração): presidente e responsável pela atuação em parceria com os demais diretores;

- Douglas Dutra (aluno de Direito): diretor de comunicação, responsável pela área educacional e artigos acadêmicos; 

- João André Domingos (aluno de Gestão Financeira): diretor institucional, responsável por eventos e relacionamentos da Liga; 

- Evair Ribeiro (aluno de Ciências Contábeis): diretor de marketing, responsável pelas redes sociais da Liga;
- Bruno Mizuno (aluno de Administração): diretor financeiro, responsável pelo caixa e podcast. 

 

Serviço: os alunos da Toledo Prudente interessados em saber mais sobre as atividades desenvolvidas podem participar do Grupo de Estudos de Finanças Corporativas e Mercado Financeiro clicando aqui. Os encontros acontecem quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 18h às 19h. Para mais informações, basta procurar um dos membros ou o professor responsável, Fernando Húngaro.