PESQUISA DE PREÇOS

Pesquisa registra deflação no preço da cesta básica

Índice de Preços Toledo aponta, ainda, uma diminuição no preço do tomate e do queijo mussarela

Laís Ernesto

05/02/2021

O Índice de Preços Toledo (IPT), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário, registrou a deflação de 4,83% no preço da cesta básica, em relação à pesquisa anterior. O consumidor que gastava R$ 811,87 para compra da cesta básica do IPT, hoje gasta, em média, R$ 772,67.

O 3º IPT do ano de 2021 foi realizado em seis supermercados de Presidente Prudente, no dia 3 de fevereiro.

Confira a pesquisa na íntegra!

O grupo de Artigos de Higiene Pessoal apresentou uma deflação de 11,27% com destaque para o papel higiênico (4 unidades de 30 m - folha simples), com baixa de 19,87% e o shampoo (340 - 350ml), com diminuição de 18,99%.

LEIA TAMBÉM!

Universitária cria Projeto de Centro Recreativo para deficientes visuais e encaminha para Prefeitura

Vai estudar na Toledo Prudente? Se liga para as datas de início das aulas

Seguindo a tendência de baixa, o grupo de Alimentos apresentou deflação de 4,59%, com destaque para o Queijo mussarela (kg) com diminuição de 24,48% e o Tomate (kg) que apresentou uma baixa de 18,01%.

Em contrapartida, o grupo de Artigos de Limpeza apresentou uma inflação de 2,66%, com destaque para o Sabão em barra 5 unid. (200g) com a alta de 21,13% e para o Sabão em pó (1Kg) com aumento de 9,37%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o Extr. de tomate (340g) que variou entre R$2,20 e R$5,19 com uma diferença de 135,91%, e a Cebola (Kg) que variou entre R$2,99 e R$5,69 resultando numa diferença de 90,30%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$349,39. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$235,41, economizando assim o valor de R$113,98.

A pesquisa teve a participação de 04 alunos da Toledo Prudente, são eles: Christopher Anthony Menoni, Rafael K. Hirata, Juliana da Silva Fernandes e Victória Gonçalves Trevizan. Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli.