INTERNACIONAL

Direito da Toledo Prudente participa de competição na Alemanha

Disputa, totalmente em inglês, trata-se de um julgamento simulado no âmbito do Tribunal Penal Internacional.

Mariane Peres

01/02/2021

Os ótimos resultados não param! O curso de Direito da Toledo Prudente participará da Nuremberg Moot Court Competition, na Alemanha. Trata-se de uma competição de julgamento simulado no âmbito do Tribunal Penal Internacional. São selecionadas as melhores equipes do mundo, estando os alunos do Centro Universitário entre elas.

Nesta disputa, totalmente em inglês, os estudantes precisam incorporar o papel de acusação e defesa de um acusado de crimes internacionais, com base em um caso hipotético.

Conforme o coordenador de competições da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, a competição se desenvolve em três etapas classificatórias, sendo elas:

1º Aplicação - na qual os alunos devem enviar uma redação. Apenas as equipes selecionadas nessa etapa é que vão para a 2ª fase;

2º Memoriais escritos - as equipes devem produzir duas argumentações escritas, uma como acusação e outra como defesa;

3º Rodadas orais - somente as 50 melhores equipes do mundo inteiro participam dessa etapa.

“São julgamentos simulados nos quais as equipes desempenham papel de acusação e defesa, colocando em prática todo o conhecimento adquirido ao longo das aulas”, explica o coordenador.